Templo histórico volta a receber fiéis após período de obras emergenciais na Quaresma, marcando com fé e emoção o início das celebrações da Semana Santa de 2025
Por Ricardo Nogueira
A manhã deste Domingo de Ramos (13) foi marcada por um momento de grande emoção para os católicos de Bananal: a reabertura da Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus do Livramento para as celebrações da Semana Santa de 2025. A programação teve início com a tradicional procissão de fiéis saindo da Igreja do Rosário, culminando com a celebração eucarística na Matriz, que esteve temporariamente fechada durante a Quaresma devido a obras de manutenção emergencial em sua estrutura.
Em ato simbólico, quando a procissão chegou na Matriz a porta foi aberta após o padre Ewerton dar três batidas com o cajado, provocando palmas e alegria nos participantes do cortejo.
Em comunicado divulgado durante a semana nas redes sociais, a Paróquia do Senhor Bom Jesus do Livramento expressou sua alegria pelo retorno das celebrações ao templo:
"Queridos paroquianos, é com imensa alegria e profunda esperança que anunciamos a programação da Semana Santa de 2025, marcada por um momento muito especial: o retorno de nossas celebrações à Igreja Matriz (...)".
Ainda que as obras não tenham sido completamente concluídas, a paróquia reforça que será possível vivenciar este tempo litúrgico tão importante no templo, especialmente neste Ano Santo da Esperança, como um sinal de fé e renovação para a comunidade.
A Igreja Matriz, símbolo da religiosidade e da história bananalense, volta a acolher os fiéis num dos períodos mais significativos da tradição cristã, quando se celebra o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.
A Paróquia convida toda a população a participar intensamente da programação da Semana Santa, tempo de oração, silêncio e entrega, com a confiança de que “a luz do Cristo Ressuscitado reacenda em nossos corações a esperança que não decepciona”.
Também na manhã deste domingo houve Missa Solene da Paixão do Senhor na Igreja Sant'Ana em Rancho Grande, após um cortejo que saiu da escola municipal Joaquim Francisco de Paula.
Outra celebração solene, na Igreja Matriz, está marcada para as 19h (Santa Missa), fechando este domingo marcante para a comunidade católica de Bananal.