Conclave para eleger novo Papa começa em 7 de maio

 


Ao som de "Extra omnes", apenas os cardeais eleitores permanecerão na Capela Sistina, longe de qualquer comunicação externa, até que a fumaça branca dê o sinal da eleição do novo Papa


Da agência de notícias do Vaticano


A tradicional fórmula em latim "Extra omnes" – que significa "Fora todos" – ecoará mais uma vez na Capela Sistina na próxima quarta-feira, 7 de maio. Com essa ordem solene, o mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias marcará o início do Conclave, isolando os cardeais eleitores do mundo exterior para escolher o novo Pontífice da Igreja Católica.

A data foi fixada na manhã desta segunda-feira, 28 de abril, durante a quinta Congregação Geral, que reuniu cerca de 180 cardeais no Vaticano, dos quais pouco mais de 100 têm direito a voto por terem menos de 80 anos.


Conclave: o rito do segredo absoluto

Ao som de "Extra omnes", apenas os cardeais eleitores permanecerão na Capela Sistina. Ali, longe de qualquer comunicação externa, eles permanecerão até que uma fumaça branca – sinal da eleição de um novo Papa – suba pela chaminé da capela, seguida pelo tradicional anúncio: "Habemus Papam", pronunciado pelo cardeal protodiácono da varanda central da Basílica de São Pedro.

O tempo necessário para a escolha é incerto. Alguns cardeais esperam um Conclave breve, considerando o Jubileu em andamento; outros acreditam que o processo pode ser mais longo, já que o Papa Francisco, ao longo de seus dez Consistórios, diversificou fortemente o Colégio Cardinalício, trazendo cardeais de todos os continentes.


As regras: Universi Dominici Gregis e as atualizações recentes

O processo está regido pela Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis, promulgada por São João Paulo II e posteriormente atualizada por Bento XVI. Segundo as normas, o Conclave deve começar entre o 15º e o 20º dia após a morte do Papa, após os tradicionais Novendiali – os nove dias de celebrações fúnebres.

O Motu Proprio Normas nonnullas também permite que, se todos os cardeais eleitores estiverem presentes, o início do Conclave possa ser antecipado. É o que ocorre neste ano. Ainda são aguardados, contudo, cardeais vindos das regiões mais distantes, que serão hospedados na Casa Santa Marta, residência escolhida por Francisco desde o início de seu pontificado.


Missa “Pro eligendo Pontifice” e ritos de abertura

Na manhã de 7 de maio, os cardeais concelebrarão a missa solene “Pro eligendo Pontifice”, presidida pelo Decano do Colégio Cardinalício. Ao final da celebração, serão convidados a seguir em procissão até a Capela Sistina, entoando o hino Veni, Creator Spiritus.

Antes da primeira votação, cada cardeal fará o juramento de sigilo absoluto. Para a eleição do novo Papa, será necessária uma maioria qualificada de dois terços. Estão previstas até quatro votações diárias: duas pela manhã e duas à tarde.

Se, após 33 ou 34 votações, não houver definição, será realizado um segundo turno apenas entre os dois cardeais mais votados, embora continue exigida a maioria de dois terços. Nesse cenário, os próprios candidatos não poderão votar.

Uma vez atingida a votação necessária, o escolhido será imediatamente considerado o novo Sucessor de Pedro.


Como Funciona o Conclave


1. Data de início:

> 7 de maio de 2025


2. Local:

> Capela Sistina, Vaticano


3. Participantes:

> Cardeais com menos de 80 anos


4. Missa de abertura:

> “Pro eligendo Pontifice” – oração pedindo a inspiração do Espírito Santo


5. Ritos:

> Procissão até a Capela Sistina

Canto do Veni, Creator Spiritus

Juramento de sigilo


6. Votações:

> Até 4 votações por dia (2 de manhã, 2 à tarde)

Maioria qualificada de dois terços necessária para eleger


7. Desempate (se necessário):

> Após 33 ou 34 votações, eleição direta entre os dois mais votados


8. Resultado:

> Quando eleito, a fumaça branca anuncia: Habemus Papam!

Postagem Anterior Próxima Postagem