Prefeitura interdita ruas e praça no entorno da Igreja Matriz de Bananal por medida de segurança

 

Subida para a Vila Bom Jardim será feita pela rua Pedro José Nader, lateral ao Posto Ipiranga, e o retorno para o Centro Histórico, pelo bairro Formigas

Por Ricardo Nogueira

Em vídeo divulgado na manhã deste sábado (08/02), o prefeito William Landim da Silva, ao lado do pároco da cidade, padre Éverton Matias, e do Chefe da Defesa Civil Municipal, Soelias Araújo, anunciou medidas de segurança para o isolamento de todo o entorno da Igreja Matriz. Os logradouros laterais à Igreja (Rua Luiz Valiante e Travessa Dom Epaminondas) além da praça Monsenhor Cid França Santos, localizada em frente à igreja, ficarão interditadas como medida preventiva. A decisão foi tomada após a identificação de uma fissura na lateral da torre do relógio, que apresenta risco de desprendimento do reboco.

A interdição das ruas laterais vale para o trânsito de veículos, continuando permitida a movimentação de pedestres no passeio das calçadas do lado oposto à Igreja. 

Diante da situação, as interdições seguem a recomendação da Defesa Civil do Estado e visam garantir a segurança da população e a preservação do patrimônio histórico. Como alternativa, o trânsito foi reorganizado: a subida para a Vila Bom Jardim será feita pela rua Pedro José Nader, subida lateral ao Posto Ipiranga, e o retorno para o Centro Histórico, pelo bairro Formigas.

As interdições permanecerão até a emissão de parecer conclusivo dos técnicos especializados do IPA - Instituto de Pesquisas Ambientais, que integram a Coordenadoria da Defesa Civil do Estado de São Paulo. 

O prefeito ressaltou que não há risco iminente de desabamento da construção, mas aguardará um parecer conclusivo da Defesa Civil do Estado sobre a situação da construção histórica e que a prioridade é a segurança da população. “Preferimos pecar pelo excesso de cuidado do que colocar a população em risco”, declarou.


No dia 26 de janeiro, a Prefeitura havia anunciado a interdição da Travessa Luís Valiante, localizada na lateral direita da Igreja Matriz, após o padre da Paróquia do Senhor Bom Jesus do Livramento relatar a presença da fissura e a possibilidade de desprendimento de partes da estrutura. “Estamos tomando todas as providências necessárias para proteger a população e resolver o problema o quanto antes”, afirmou o prefeito na ocasião.

Desde então, a construção recebeu visitas de equipes técnicas especializadas em construções em taipa. As missas foram reagendadas para outras igrejas do centro histórico.

A situação é temporária, enquanto equipes técnicas continuam avaliando a estrutura. “Contamos com a compreensão e colaboração de todos durante este período. Pedimos desculpas pelos transtornos e reafirmamos nosso compromisso com a segurança da população”, destacou o prefeito.

O local segue monitorado e os pedestres que utilizarem as ruas Luiz Valiante e Dom Epaminondas devem atentar para a situação da Matriz. Novas atualizações sobre as obras e a liberação do trânsito para veículos serão divulgadas nos próximos dias.

Postagem Anterior Próxima Postagem