Foram doados dois rins, destinados a pacientes da fila única estadual, e córneas, coletadas pelo Banco de Olhos de Volta Redonda, também sediado no HSJB
Da Redação, com informações da Prefeitura de Volta Redonda
O Hospital São João Batista (HSJB), em Volta Redonda, iniciou 2025 com um gesto de solidariedade que transforma vidas: a primeira captação de órgãos do ano ocorreu nesta quinta-feira, 9, após a família de uma mulher de 43 anos, com morte encefálica confirmada, autorizar a doação de órgãos e tecidos.
A doadora, que esteve internada por dias na unidade, teve seus órgãos captados por equipes especializadas. Foram doados dois rins, destinados a pacientes da fila única estadual, e córneas, coletadas pelo Banco de Olhos de Volta Redonda, também sediado no HSJB.
De acordo com a enfermeira Rebecca Silva Anjo Moreira, da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), a decisão da família permitirá que seis pacientes recebam uma nova chance de vida: dois com os rins, dois com as córneas e dois com as escleras.
A coordenadora do Banco de Tecido Ocular, Daniela da Silva, destacou o impacto desse ato de generosidade. “A morte é difícil para todos, mas ela também pode ser a chance de uma nova vida para as pessoas que aguardam por um órgão”, afirmou.
O incentivo à doação é promovido pelo trabalho de uma equipe multidisciplinar do HSJB, composta por médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais, que atuam no acolhimento e na orientação das famílias em momentos delicados como este.
Em 2024, o Hospital São João Batista já realizou seis doações de órgãos, incluindo quatro fígados, dez rins e doze córneas. No Banco de Tecido Ocular, que atende 34 municípios da região, foram captados 226 globos oculares e 113 córneas liberadas para transplante neste ano, beneficiando dezenas de pacientes.
A doação de órgãos é uma prova de que, mesmo em meio à dor da perda, é possível transformar vidas e oferecer esperança a quem espera pela oportunidade de recomeçar.