Diálogo abordou planejamento turístico, organização urbana, Zona Azul e estratégias de divulgação para fortalecer a economia local
Por Ricardo Nogueira
Na última quarta-feira, 22 de janeiro, o prefeito de Bananal, William Landim da Silva, reuniu-se com comerciantes locais no Centro Cultural Carlos Cheminand para discutir estratégias de desenvolvimento e melhorias no setor. O encontro contou com a presença do vice-prefeito Osvaldo Ferreira, vereadores recém-empossados e secretários municipais.
Com o auditório quase lotado por empreendedores de segmentos variados, o prefeito abriu a reunião abordando questões voltadas para o crescimento do comércio e o fortalecimento do turismo local.
Entre os temas destacados estavam o trânsito, organização e divulgação antecipada de eventos, limpeza urbana e o uso das redes sociais como ferramenta de engajamento e divulgação do comércio.
Um dos principais pontos da explanação foi a criação de um receptivo turístico, aliado a uma lei que regulamentará os guias de turismo. O prefeito também apresentou a proposta de criação de uma página oficial com orientações turísticas, destacando opções de restaurantes, hospedagens e locais de compras. Além disso, ressaltou a importância da participação de Bananal em feiras realizadas em outras localidades, como forma de ampliar a visibilidade do município.
William enfatizou a necessidade de planejamento antecipado para os eventos locais, sugerindo a divulgação com pelo menos 20 dias de antecedência em mídias de relevância no Sul Fluminense. Outro ponto abordado foi a implantação de uma Zona Azul, medida que visa organizar o estacionamento de veículos na cidade e direcionar os recursos arrecadados para melhorias no setor.
O prefeito explanou também sobre parcerias com o Sebrae para ajudar os empreendedores no que for necessário.
Após sua apresentação, William abriu espaço para os comerciantes exporem críticas e sugestões. Os participantes aproveitaram o momento para dialogar e contribuir com ideias voltadas para o desenvolvimento econômico e turístico de Bananal.
A reunião foi recebida com ceticismo por alguns, considerada "mais do mesmo" e decepcionante, podendo ser mais uma a ser esquecida com o tempo, a exemplo de encontros semelhantes em outras épocas.
Para outros, marcou o início de um diálogo mais próximo entre a administração municipal e os empreendedores locais, com esperança de, sendo repetida outras vezes, reforçar um compromisso de construir, de forma colaborativa entre empreendedores e poder público, um futuro promissor para o município.
Clique no player abaixo para ouvir a Rádio Gazeta