Apresentação neste sábado será a partir das 16h na Praça Rubião Júnior, em frente ao Solar Aguiar Valim em evento que terá atrações durante toda a noite
Por Ricardo Nogueira - Foto: Arquivo - Redes sociais
Neste sábado, 4 de janeiro, Bananal será palco de uma celebração da Folia de Reis, com a apresentação de uma tradicional Bandeira local, às 16h, na Praça Rubião Júnior, no Centro Histórico. O evento, que é um marco cultural do município, resiste às adversidades e ganha apoio da comunidade e do poder público para perpetuar sua importância.
Com tradição secular nos (à época) chamados "sertões da Bocaina", por décadas a festividade foi realizada em um galpão de propriedade particular no alto da serra, cerca de 30 km do centro de Bananal. A distância não impedia o deslocamento de milhares de pessoas pela SP-247. Agora, a festa precisou ser deslocada devido às condições precárias do antigo local, na Bocaina, que não tem previsão de receber reformas do proprietário. Para garantir que a tradição não se perca, a Prefeitura Municipal, em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo, disponibilizou o Solar e a Praça Rubião Júnior, além de outros apoios logísticos essenciais aos organizadores e integrantes do grupo.
A força da comunidade e apoio público
Com irrestrita dedicação de 3 pessoas empenhadas na preservação dessa manifestação cultural em Bananal, o grupo recebeu auxílio financeiro do Programa Nacional de Apoio à Cultura Aldir Blanc (PNAB), fundamental para a realização deste evento.
Zé Elias, Luiz Miranda e Maria Luiza Cassiano, figuras tradicionais da Folia de Reis, lideram os preparativos e reforçam a essência dessa festa tão simbólica para Bananal.
Além disso, comerciantes locais e a Prefeitura Municipal também contribuíram para que a celebração aconteça, mostrando o compromisso da comunidade em preservar essa tradição arraigada no povo da Serra da Bocaina.
Programação do evento
A programação do evento começa às 16h com a chegada da Bandeira de Bananal, um momento marcante da celebração da Folia de Reis. Às 20h, o grupo "Os Pereirinhas" sobe ao palco para animar o público com um show musical repleto de ritmos tradicionais. Encerrando a noite, às 23h30, a dupla Ricardinho e Gustavo promete contagiar a todos com uma apresentação vibrante, garantindo a animação até a madrugada.
Compareça e venha prestigiar a celebração cultural e a tradição da Folia de Reis, um dos maiores legados culturais de Bananal!