Bananal divulga lista final de projetos culturais selecionados pela Lei Aldir Blanc


Iniciativas selecionadas destacam diversidade artística de Bananal, abrangendo cultura popular, artesanato, música, teatro, dança, audiovisual, literatura e gastronomia

Por Ricardo Nogueira, com informações e fotos da Prefeitura de Bananal 

No dia 12 de dezembro de 2024, a Comissão de Avaliação e Seleção da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) em Bananal realizou reunião no Casarão Lilás da Cultura para anunciar os projetos selecionados e habilitados para a assinatura do Termo de Execução. O encontro, conduzido pelos membros Theo Valiante Monteiro, secretário de Cultura, Vanderléia Barboza, da empresa Integrarte, e Márcia Andrade Campanário, parecerista técnica, marcou mais um importante passo no incentivo à cultura local.

Entre os contemplados, destacam-se iniciativas nas áreas de cultura popular, artesanato, música, teatro, dança, audiovisual, literatura e gastronomia, com valores que variam de R$3.000 a R$8.500.

Na categoria Mestre Cultura Viva, foram habilitados os projetos “Mestre Benzedeira” (Florisvalda de Oliveira Valim), “Mestre Capoeira” (Marcelino Salvador Moreira) e “Mestre de Artesanato” (Vera Lúcia de Paula Antunes da Silva).

No segmento Cultura Popular, projetos como “Folia de Reis – História do Sertão” (Laercio Rodrigues) e “Causos do Interior” (Carlos Henrique Arnauld Flores) também foram selecionados.

Na categoria de Linguagens Artísticas, o projeto "Poema: As Palmeiras Imperiais", inspirado na renomada obra de Ayres Araújo Azevedo, da proponente Dediana Helena Gomes de Oliveira, foi habilitado na área de Dança. No Teatro de Palco, o destaque foi para o projeto "Ocê viu o Saci?", da proponente Maria Luiza Rodrigues de Sousa. Já na categoria Teatro de Rua, o projeto "O Misterioso Caso do Cemitério do Morro", de Heleno Donizete Novaes Almeida, também foi selecionado.

Na área de Música, o projeto "Memória Musical de Bananal", proposto por Constantino Luis da Silva, foi habilitado, destacando-se pela valorização da história musical da cidade. Já na categoria Artes Plásticas, o projeto "Alcançando Horizontes", da proponente Helen Paschoal Vasquez, foi selecionado, reforçando a importância da expressão visual no cenário cultural local.

Na categoria Artesanato, o projeto "Costurando Sonhos – Conquistando Autonomia", proposto por Regina Coeli Neves Belfort Mattos, foi selecionado, evidenciando o incentivo à criatividade e à geração de renda. Já na área de Gastronomia, o projeto "Pão para Todos", da proponente Elaine Nunes da Silva, foi habilitado, promovendo ações voltadas à inclusão e à valorização da culinária local.

Outras áreas culturais também ganharam destaque, como o projeto Audiovisual "Bananal de Outros Carnavais", de Ricardo Luis Reis Nogueira ME, que abordará o surgimento e os tempos áureos das escolas de samba e dos carnavais de clube na cidade. Na Literatura, a iniciativa "HQ – O Universo dos Quadrinhos", de Rosana Gonçalves Valim, foi selecionada, reforçando a valorização das narrativas gráficas no município.

Prazo para assinatura dos termos

Os proponentes dos projetos habilitados devem comparecer à Secretaria de Cultura até o dia 17 de dezembro de 2024 para a assinatura do Termo de Execução.

Com esse edital, Bananal reafirma seu compromisso com o fortalecimento da cultura local, promovendo diversidade artística e valorizando tradições populares.

Veja abaixo todos os projetos contemplados e que serão apresentados na cidade até abril de 2025.


LISTA DE PROJETOS HABILITADOS

Mestre Cultura Viva

1. Projeto: Mestre Benzedeira
Proponente: Florisvalda de Oliveira Valim
Categoria: Mestre da Cultura Viva

2. Projeto: Mestre Capoeira
Proponente: Marcelino Salvador Moreira
Categoria: Mestre da Cultura Viva

3. Projeto: Mestre de Artesanato
Proponente: Vera Lúcia de Paula Antunes da Silva
Categoria: Mestre da Cultura Viva


Cultura Popular

1. Projeto: Folia de Reis – História do Sertão
Proponente: Laercio Rodrigues
Categoria: Folia de Reis

2. Projeto: Folia de Reis (realocado para prêmio de Capoeira)
Proponente: José Carlos Miranda
Categoria: Cultura Popular

3. Projeto: Causos do Interior
Proponente: Carlos Henrique Arnauld Flores
Categoria: Cultura Popular


Linguagens Artísticas

Dança
1. Projeto: Poema: As Palmeiras Imperiais
Proponente: Dediana Helena Gomes de Oliveira
Categoria: Dança

Teatro de Palco
1. Projeto: Ocê viu o Saci?
Proponente: Maria Luiza Rodrigues de Sousa
Categoria: Teatro

Teatro de Rua
1. Projeto: O Misterioso Caso do Cemitério do Morro
Proponente: Heleno Donizete Novaes Almeida
Categoria: Teatro de Rua

Música
1. Projeto: Memória Musical de Bananal
Proponente: Constantino Luis da Silva
Categoria: Música

Audiovisual
1. Projeto: Bananal de Outros Carnavais
Proponente: Ricardo Luís Reis Nogueira ME
Categoria: Audiovisual

Artes Plásticas
1. Projeto: Alcançando Horizontes
Proponente: Helen Paschoal Vasquez
Categoria: Artes Plásticas

Literatura
1. Projeto: HQ – O Universo dos Quadrinhos
Proponente: Rosana Gonçalves Valim
Categoria: Literatura

Artesanato
1. Projeto: Costurando Sonhos – Conquistando Autonomia
Proponente: Regina Coeli Neves Belfort Mattos
Categoria: Artesanato

Gastronomia
1. Projeto: Pão para Todos
Proponente: Elaine Nunes da Silva
Categoria: Gastronomia


Postagem Anterior Próxima Postagem