Por Ricardo Nogueira, com informações da SSP e Agência SP
Na quinta-feira (07/11), o governador Tarcísio de Freitas participou da cerimônia de formatura de 305 novos delegados que concluíram o curso na Academia de Polícia e, a partir de segunda-feira (11), integrarão o efetivo policial em diversas cidades paulistas. A solenidade, realizada no Palácio dos Bandeirantes, marcou a formação de uma das maiores turmas de delegados da história de São Paulo.
Com a incorporação dos novos delegados, a Polícia Civil acelera o processo de recomposição do efetivo no Estado. Os novos policiais vão atuar em delegacias em todas as regiões de São Paulo.
O Vale do Paraíba receberá 16 dos 305 delegados nomeados. Os novos agentes iniciarão suas atividades na região na próxima segunda-feira (11). Com a chegada dos delegados, o Deinter 1 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior) planeja implementar mudanças urgentes e necessárias para aprimorar a eficiência dos processos de atendimento ao público e fortalecer a segurança na RM Vale, a mais violenta do estado de São Paulo. Os reforços permitirão a implantação de um projeto piloto na região (leia no final da matéria)
A distribuição do efetivo segue critérios técnicos e será promovida conforme o planejamento da Delegacia Geral de Polícia. “Tenho certeza de que a partir de hoje a Polícia Civil do Estado de São Paulo entra em um novo ciclo por conta desses 305 novos delegados de polícia que vão reforçar demais o trabalho da polícia judiciária em nosso estado”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite.
Durante os seis meses de formação na Academia de Polícia (Acadepol), a turma de formandos recebeu o título de especialista em direitos humanos sendo essa uma das principais áreas de estudo do curso. Além disso, os novos delegados participaram de aulas de inquérito policial, investigação com atividades práticas e casos reais, armamento e tiro, conduta, defesa pessoal e gestão pública, entre outras disciplinas.
Projeto Piloto no Vale do Paraíba Paulista
Com a chegada dos novos delegados ao Vale do Paraíba, a região será a primeira a implementar o projeto piloto "Polícia 4.0", que busca otimizar o uso de mão-de-obra da Polícia Civil e aprimorar a integração com a Polícia Militar. A iniciativa deve transformar o atendimento de ocorrências, aumentando a eficiência no despacho e no registro dos casos.
Entre as inovações do "Polícia 4.0" está a criação de plantões centralizados na sede do Deinter 01. Sob a supervisão de um plantão coordenador, seis plantões atuarão simultaneamente, um para cada seccional da região (Jacareí, São José dos Campos, Taubaté, São Sebastião, Cruzeiro e Guaratinguetá). Esse sistema interligado permite, por exemplo, que um flagrante em Cruzeiro seja registrado remotamente pela seccional de São José dos Campos, agilizando o processo e liberando os policiais militares para o patrulhamento ostensivo.
O projeto também estreitará a comunicação entre o Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM) e a Polícia Civil, facilitando o despacho das ocorrências e acelerando o atendimento tanto dos agentes quanto do público.
Para garantir a qualidade do atendimento, o "Polícia 4.0" incluirá uma certificação externa, que avaliará a execução e a eficiência dos processos. Caso o modelo seja bem-sucedido, poderá ser expandido para outras regiões do Estado, servindo como referência para a Delegacia Geral de Polícia.
Assista abaixo a solenidade de Formatura.