Previsão aponta redução de chuvas em SP, mas Defesa Civil mantém alerta para este sábado (19/10)


Sistema de acumulados meteorológico perdeu força em São Paulo, com maior concentração de chuvas nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro

Da Redação com informações da Agência SP e Agência Brasil

A Defesa Civil de São Paulo informou que a tempestade prevista para este fim de semana perdeu força, resultando em um cenário “mais ameno”. O sistema de acumulados meteorológico perdeu força em São Paulo, com maior concentração de chuvas nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Com isso, o volume de chuvas previsto para o Estado ficou abaixo do esperado. Inicialmente, esperava-se um vendaval com rajadas de vento de até 70 km/h, mas a medição mais forte foi registrada na noite de ontem (18), na região de Santana, com ventos de 32,5 km/h, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE).

O estado de alerta permanece até domingo (20), com possibilidade de chuvas e ventos fortes, especialmente nas áreas que fazem divisa com Minas Gerais, onde as condições climáticas são mais severas. As previsões indicam acumulados moderados, com maior incidência de chuva nas cidades limítrofes.

Durante esta semana, um gabinete de crise foi formado, reunindo o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e representantes dos governos estadual e municipal, para acompanhar a situação climática. A mobilização inclui cerca de 5 mil agentes em todo o estado, com representantes de empresas de energia elétrica para garantir comunicação eficaz e ações rápidas.

Nas últimas 12 horas, Itapirapuã Paulista, na região de Itapeva, registrou o maior índice de chuvas, com 32 mm.

Até o momento, não foram reportadas ocorrências graves relacionadas a ventos ou chuvas no estado.

Abastecimento de Energia Elétrica

A Arsesp, em colaboração com a Aneel, está fiscalizando as operações da Enel, garantindo a restauração do fornecimento de energia elétrica na capital e em outras localidades do estado.
Postagem Anterior Próxima Postagem