Próximos confrontos do Brasil serão em novembro, em partidas contra a Venezuela em Caracas no dia 14 e em casa, no dia 19, contra o Uruguai
Por Ricardo Nogueira, com informações e fotos da CBF CONMEBOL e da Agência Brasil
Em partida válida pela 10ª rodada das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, o Brasil venceu por 4x0 a seleção peruana, na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília, nesta terça-feira (15/10), para um público de mais de 60 mil pessoas.
Com a vitória, a seleção se manteve na quarta colocação, com 16 pontos, empatada com o Uruguai e três pontos atrás da Colômbia, 2ª colocada. A Argentina lidera a classificação com 22 pontos.
Com as vitórias consecutivas nas duas rodadas desta Data FIFA, a seleção de Dorival Júnior conseguiu sair de uma posição incômoda na tabela.
O Brasil começou a partida sem muita intensidade e só começou a deslanchar depois dos 20 minutos. Com uma boa atuação de Gérson, a seleção passou a criar oportunidades até conseguir um pênalti, convertido por Raphinha, aos 37 minutos. O time passou a ter mais tranquilidade para trabalhar a bola, mas não conseguiu aumentar a vantagem na primeira etapa.
Após o intervalo, o Brasil conseguiu ampliar logo aos oito minutos, novamente com Raphinha em cobrança de pênalti. A partir daí o Peru adiantou suas linhas e ofereceu espaço para o ataque brasileiro, que passou a ser mais efetivo, em especial depois da entrada em campo de Luiz Henrique.
O jogador do Botafogo começou a brilhar aos 25 minutos, quando avançou pela direita e cruzou na medida para Andreas Pereira deixar o seu com um belíssimo voleio. Mas Luiz Henrique queria mais, e conseguiu aos 28 minutos com um chute colocado para marcar o quarto do Brasil.
O Brasil ficou a um gol de ultrapassar o Uruguai na tabela pelo número de gols marcados. As equipes se enfrentam no Brasil pela 12ª rodada no dia 19 de novembro, mas antes a seleção canarinho pega a Venezuela fora de casa, no dia 14 de novembro pela rodada 11 das eliminatórias.
Faltando 8 rodadas para terminar a eliminatória sul americana, o Brasil abriu 5 pontos de vantagem para a Venezuela, primeira equipe fora da zona de classificação para a próxima Copa do Mundo.