Bananal celebra 192 anos de emancipação com desfile de bandas e apresentação especial dos ex-alunos da renomada Fanfarra Pandiá Calógeras

 

Atrações cívicas começam às 8h no Centro Histórico. Formação de ex-alunos da Escola Técnica de Volta Redonda fechará desfiles com homenagem ao bananalense " Maestro Fausto", que integrou o comando da Fanfarra em alguns de seus 9 títulos nacionais

Por Ricardo Nogueira 

Bananal celebra neste dia 10 de julho, os 192 anos do Decreto Imperial de D. Pedro I que lhe concedeu a emancipação político-administrativa. Até então atrelada à Vila de São Miguel das Areias, Bananal tinha 47 anos de fundação quando finalmente conseguiu sua autonomia administrativa, passando também à condição de Vila. 

Em 2024, Bananal completou 239 anos de fundação no dia 10 de fevereiro e, agora em 10 de julho, 192 anos de emancipação política.

A celebração da data escolhida oficialmente como "Dia do Município" terá início às 8h da manhã com atividades físicas para idosos.

As apresentações de caráter cívico-cultural começam às 9h30 com execução dos hinos do município e nacional, seguido por um ato ecumênico na rua Manoel de Aguiar.

Às 9h45 a abertura dos desfiles será com os grupos locais dos "Desbravadores" e "Aventureiros" da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Em seguida, terá os desfiles do Pelotão do Exército, da Fanfarra do SESI de Resende, das Bandas Municipais de Bananal e de São José do Barreiro e da Fanfarra do SESI de Barra Mansa.

Antes do encerramento do desfile com uma apresentação do Projeto Percussão, haverá o desfile da renomada Fanfarra da Escola Técnica Pandiá Calógeras (ETPC), de Volta Redonda, com uma formação de 80 ex-alunos que nos anos 70 e 80 conquistaram nada menos do que 9 títulos nacionais (1971, 1972, 1973, 1975, 1976, 1977, 1979, 1981, 1982),  em concursos organizados na capital paulista. O grau de excelência da Fanfarra Pandiá Calógeras fez com que, considerada imbatível, ela recebesse em 1983 o título de "Hours-Concours", passando a fazer apenas apresentações de gala nas competições nacionais.

Com idades entre 13 e 15 anos na época, os ex-alunos voltaram a se reunir, mais de 4 décadas depois, em julho de 2021. O que se iniciou como uma brincadeira no reencontro dos veteranos evoluiu para a formação da Fanfarra de Ex-Alunos da Pandiá Calógeras. Em dezembro do mesmo ano ela se apresentou oficialmente na Cantata de Natal que inaugurou as luzes do final de ano da ETPC e desde então não cessaram os convites para apresentações em várias cidades.

Na apresentação pelos 192 anos da emancipação de Bananal, os componentes prestarão uma homenagem ao maestro Fausto Santos da Fonseca (Faustus), bananalense que a partir de 1977 integrou o comando da fanfarra e participou de alguns de seus títulos nacionais. Até hoje ele é merecedor de respeito e reconhecimento daquela Escola Técnica em Volta Redonda.

A fanfarra de ex-alunos tem hoje como Maestros os professores Helnatan de Assis Machado e Anderson Gonçalves Santos. Como Instrutor e Coordenador, Marcos Antônio Campos de Souza.


As atrações na parte da tarde, serão para o público infantil, com instalação de brinquedos infláveis na Praça Rubião Júnior.

As celebrações pelo Dia do Município serão realizadas pela Prefeitura de Bananal através de ações conjuntas de 3 Secretarias Municipais: de Educação, de Assistência Social e de Cultura e Turismo.




Postagem Anterior Próxima Postagem