Espetáculo apresenta histórias dentro de uma caixa, onde os bonecos ganham vida diante dos olhos do espectador
Da Redação, com informações do Grupo Teatro do Imprevisto
O Grupo Teatro do Imprevisto (GTI), de São José dos Campos, começa na segunda-feira (8) uma passagem por duas escolas de Bananal com o objetivo de oferecer oficinas de confecção de caixas cênicas, bonecos e narração de histórias para alunos e professores. Até quarta-feira (10), o grupo estará em Bananal para apresentações nas escolas José Luiz Ferreira Guimarães e Zenóbia de Paula Ferreira, no dia 8, às 10h e 15h, respectivamente, seguido de uma oficina nos dias 9 e 10, das 9h às 12h, com alunos do Colégio José Luiz.
O espetáculo “Miragens na Caixa”, busca introduzir o público na beleza e a magia do teatro de miniaturas, também conhecido como lambe-lambe, uma especialidade do grupo joseense.
O espetáculo narra quatro histórias entrelaçadas com as manifestações culturais e figuras folclóricas típicas do Vale do Paraíba, Vale Histórico e Serra da Mantiqueira. “Através de imagens, os mini-espetáculos ‘Mãe Dágua’, ‘Histórias de Pescador’, ‘Procissão das Almas’ e ‘Viagem a Marte’ contam breves histórias dentro de uma caixa, onde os bonecos ganham vida diante dos olhos do espectador”, explica Ricardo Veríssimo, integrante do projeto.
O projeto “Miragens na Caixa” é uma colaboração entre os grupos Teatro do Imprevisto e Boneco Vivo, de São José dos Campos, com direção artística de Tiago Almeida e Iasmim Marques, do Grupo Girino, de Belo Horizonte (MG), e direção musical de Beto Quadros. No elenco, além de Veríssimo, estão Cibele Tomaz e Vivian Rau.
O Grupo Teatro do Imprevisto celebra 20 anos em 2024, consolidando-se como uma referência no teatro de animação. Com diversos projetos de montagem e circulação aprovados por leis de incentivo, como o Programa Ação Cultural, o ProAC, Paulo Gustavo e Fundo Municipal de Cultura de São José dos Campos, suas apresentações encantam públicos em diversas cidades e regiões do Brasil e América do Sul.
Apresentações na Festa Literária de Lorena em junho
O grupo está confirmado como uma das atrações principais da 1ª Festa Literária Lorenense (FLLOR), que ocorrerá de 19 a 21 de abril (sexta a domingo), na praça Dr. Arnolfo de Azevedo, no Centro de Lorena. Este evento presta homenagem ao renomado poeta e ensaísta Péricles Eugênio da Silva Ramos. Durante a FLLOR, o GTI apresentará duas vezesApresentações nas Escolas de Bananal
Antes das apresentações na 1ª FLLOR, os alunos da Escola Municipal Ruy Brasil Pereira, no Jardim Novo Horizonte, terão a oportunidade de participar da oficina de teatro de miniaturas nos dias 18 e 19, das 8h às 12h. Todas as atividades são gratuitas.
São José dos Campos
Após essas atividades o GTI retorna a São José dos Campos para duas apresentações de “Miragens na Caixa” no Sesc (avenida Adhemar de Barros, 999, Jardim São Dimas), às 14h30 e 16h30, no dia 28 (domingo). Uma semana antes, em 21 de abril (domingo), o público poderá apreciar outro importante trabalho do grupo: “No Quintal do Mundaréu”, que aborda questões como violência doméstica e empoderamento feminino, com uma mistura de atores e bonecos.