Climatempo prevê 50 mm de chuva em Bananal nesta quinta (15/02) em meio a alerta do Inmet


Previsão da Climatempo para o município é de metade do volume de chuva do alerta do INMET para toda a região, com velocidade dos ventos de apenas 13 Km/h 

Por Ricardo Nogueira

No início da noite da quarta-feira de cinzas (14/02), o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), sediado em Brasília, emitiu alerta de risco da formação de um ciclone extratropical na região dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro, que pode descer e ocasionar chuvas intensas, na casa dos 100mm e ventos fortes (de até 100 km/h) em 44 municípios das regiões Metropolitana do Rio, Costa Verde, Vale do Paraíba Paulista e Litoral Norte de São Paulo.
 
Bananal e municípios vizinhos do Vale Histórico (Arapeí, S.J. do Barreiro e Areias), assim como do Sul Fluminense (Barra Mansa, Rio Claro, Volta Redonda e Resende), dentre outros, figuram na lista.

O risco é de danos em edificações, corte de energia elétrica, queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e transtornos no transporte rodoviário.

A Defesa Civil de São Paulo divulgou boletim sobre a região valeparaibana às 6h22, reportando chuvas persistentes e ventos fortes, recomendando cuidados em áreas de risco.

A previsão de hoje (15/02) da Climatempo para Bananal é de chuva durante todo o dia, com volume de 50 mm e ventos soprando a 13 km/h. A temperatura vai de 19ºC a mínima e 25ºC a máxima. A previsão para os dias seguintes em Bananal é de chuva fraca. Cinco horas depois, reportou a chuva sobre Bananal, recomendando que se evite locais abertos e cuidado ao trafegar em vias molhadas. (veja no final da matéria)


Segundo a análise da Climatempo, uma frente fria que estava no Sul do Brasil se deslocou para o Sudeste na quarta-feira (14). O choque entre esse sistema e o ar quente e úmido sobre a Região deixou a atmosfera muito instável, aumentando o risco de temporais em São Paulo e no Rio De Janeiro.

Já na terça-feira (13) as condições de chuva moderada a forte aumentaram no centro-sul e leste de São Paulo, incluindo a região metropolitana da capital. Na quarta-feira (14) formou-se o alto o risco de temporais nas regiões sul e leste paulistas e o centro-sul do Rio de Janeiro, inclusive na capital.

Nesta quinta-feira (15) a chuva diminui em São Paulo com o afastamento da frente fria, mas continua de forma frequente no Rio de Janeiro, ainda com risco de chuva forte e volumosa. A chuva vem com forte intensidade, acompanhada de raios e rajadas de vento. Os volumes acumulados serão expressivos (em média, entre 100mm e 150mm), inclusive nas faixas litorâneas.

A Climatempo alerta para o risco de formação de alagamentos, transbordamento de córregos e/ou rios, possibilidade de deslizamento de terra e/ou queda de barreira em áreas de declive no litoral de SP e do RJ e para o risco de queda de árvores/galhos.


Matéria atualizada às 11h37

 

Postagem Anterior Próxima Postagem