Projeto traça estratégias de alianças com outras entidades, comerciantes e indivíduos, para fortalecer laços e divulgar objetivos
Por Thaís Fortunato
Publicado no site da Federação das APAEs de São Paulo
A APAE de Bananal vem enfrentando o grande desafio de acolher pessoas com necessidades especiais, e tem utilizado o pouco disponível para ser muito na vida dos que os procuram.
Na luta por visibilidade, reconhecimento e espaço na cidade, foi criado o projeto "Abra a porta e a janela", onde traça as estratégias de alianças com outras entidades, comerciantes e indivíduos, para proporcionar experiências lúdicas e fortalecimentos dos laços.
Os atendidos vivem experiências incríveis, onde se sentem acolhidos e amparados, pois a principal meta é o reconhecimento, não apenas como instituição, mas como uma família, afinal, somos todos um grande abraço.
Os desafios são grandes, porém, participar da mudança social que é o objetivo almejado pela instituição é algo de extremo valor.
"Podemos citar aqui, a aliança com uma das fazendas históricas de Bananal, o Hotel Fazenda Boa Vista. Local onde as crianças saem do meio urbano e contemplam atividades descontraídas, criativas, que visam o reconhecimento como indivíduo e como parte de um grupo, onde o normal é cada um cultivar suas singularidades. Nesse momento, atingimos interação entre atendidos, família e APAE, onde interagem em torno de outros interesses. Nesses passeios, eles se ajudam, se completam, e conseguem autonomia e inclusão", destaca a entidade.
"Com o Kalu, que é outro importante parceiro, temos o mesmo resultado, com atividades diferentes, pois vinte minutos andando em um carrinho guiado pelo Homem Aranha, é motivo suficiente para libertar a imaginação dos atendidos. Com isso, conseguimos atingir uma de nossas metas que é tornar mais conhecida a APAE de Bananal", concluem os responsáveis pelo projeto.
NOTA DA REDAÇÃO
A autora do texto acima, Thaís Fortunato, e a Presidente da APAE - Bananal, Maria Lúcia Prado Uchoa Maciel (Minuca) são as convidadas do próximo GAZETA ENTREVISTA, a ser gravado brevemente na sede da entidade, no centro de Bananal.