Conferência indicará representantes locais para a Conferência Nacional de Cultura e também definirá políticas públicas para o Plano Municipal de Bananal para os próximos 10 anos na área
Por Ricardo Nogueira, com informações do Ministério da Cultura
Será realizada, a partir das 17h desta quarta-feira, 25 de outubro, no Centro Cultural Carlos Cheminand, a primeira Conferência Municipal de Cultura em Bananal.
A reunião, que tem o apoio da Prefeitura através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, pretende mobilizar a comunidade artística de Bananal e a sociedade civil na participação da tomada de decisões importantes, numa iniciativa sem precedentes, para a área cultural do município.
Além da abordagem do tema "Democracia e Direito à Cultura", a Conferência pretende compartilhar conhecimentos sobre 6 temas propostos pelo Ministério da Cultura na CNC - Conferência Nacional de Cultura, definindo indicados para serem os Delegados que irão representar Bananal naquele evento.
A Conferência Municipal desta quarta-feira também irá elencar as políticas públicas para o Plano Municipal de Cultura de Bananal nos próximos 10 anos. Os organizadores tem enfatizado a importância da participação do público envolvido na área artística nessas decisões.
As conferências municipais são consideradas de grande relevância pelos organizadores da Conferência Nacional, por serem uma garantia de excelência no diálogo direto com as comunidades artísticas de cada município.
Entre os pontos avaliados pelo Conselho Nacional de Política Cultural, estão a articulação para uma mobilização social e de conteúdo político amplo, assegurando a adesão dos municípios em um processo qualificado e amplo, fortalecendo as etapas temáticas previstas no processo de construção do encontro nacional.
A Conferência Nacional
A 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC) será realizada entre 4 e 8 de março de 2024, mobilizando gestores, trabalhadores e fazedores da cultura junto com a sociedade civil.
Etapas que antecedem o evento em caráter nacional, as conferências municipais, intermunicipais e livres devem ser realizadas até 30 de outubro deste ano. Já as estaduais, regionais, territoriais, temáticas e encontros setoriais devem ser concluídas até 8 de dezembro de 2023.
O objetivo, desde o início, é que o processo seja pautado pelo debate com as bases, além de uma pactuação com o governo. “Entendemos que o resultado final será completamente democrático e participativo. A programação nasceu de uma demanda externa e popular, então, nada mais acertado do que ouvir as necessidades do setor e desenvolver esse passo a passo que vai resultar na Conferência Nacional ouvindo e respeitando as necessidades de um setor que foi negligenciado nos últimos anos e, agora, tem a oportunidade de se fortalecer de maneira ampla e permanente”, afirma Roberta Martins, secretária dos Comitês de Cultura.
Conheça o calendário da 4ª CNC:
- 30/10/2023 prazo limite para a realização das conferências municipais, intermunicipais e livres
- 08/12/2023 prazo limite para a realização das conferências estaduais, regionais, territoriais, temáticas e encontros setoriais
- 04 a 08/03/2024 Conferência Nacional de Cultura