Sinal de operadoras de telefonia também parou de funcionar, prejudicando a comunicação dos usuários
Por Ricardo Nogueira
Um temporal com fortes ventos no final da tarde de 12 de outubro deixou Bananal sem energia elétrica por mais de 17 horas. A interrupção ocorreu quando a tempestade se intensificou, por volta das 18h30 do feriado nacional que celebra a Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, e o Dia das Crianças. A energia só foi restabelecida na cidade às 11h34 desta sexta-feira, 13 de outubro.
O feriado prolongado atraiu turistas e comprometeu o atendimento do comércio numa noite que poderia ter grande movimento no centro histórico da cidade.
Há relatos de que o tempestade provocou queda de galhos de árvores em pontos do perímetro urbano. Por volta de 21h30, o sinal de pelo menos uma operadora de telefonia também foi interrompido, prejudicando a comunicação de seus usuários.
O extenso período sem eletricidade também preocupou moradores em relação ao fornecimento de água, principalmente nas localidades em que o sistema precisa de bombas para abastecer os imóveis.
A mesma preocupação se refletiu nos estabelecimentos comerciais que continuaram operando graças a geradores.
A Gazeta entrou em contato com a Elektro para um posicionamento oficial sobre a causa da queda do fornecimento de energia. A matéria será atualizada assim que a empresa responder a solicitação.
A tempestade foi prevista pela Climatempo e outros institutos climáticos. A Defesa Civil de São Paulo havia emitido alerta para a tempestade e seus efeitos em quase todo o estado.