Novena irá até dia 05 de agosto, véspera do "Dia do Padroeiro". Parte profana da festa, com atrações locais e regionais, será entre 04 e 06 de agosto.
Por Ricardo Nogueira
A partir das 19h desta sexta-feira, 28 de julho, tem início na Igreja Matriz a novena preparatória em louvor ao Padroeiro de Bananal, o Senhor Bom Jesus do Livramento. A novena seguirá com celebrações no mesmo horário até o dia 05 de agosto, véspera da data principal de celebração ao Padroeiro.
Mantendo a tradição, as missas serão presididas por sacerdotes da Diocese de Lorena, à qual Bananal pertence, tendo como paraninfos representantes da variados segmentos da comunidade, incluindo setores públicos, escolas, entidades particulares, comércio em geral, irmandades, pastorais e movimentos católicos. Ao final das missas, a organização mantém a tradicional convivência fraterna no salão paroquial com caldos, pão com linguiça, salgados, doces e outras delícias gastronômicas.
A primeira cerimônia da novena nesta sexta-feira será presidida por Dom Benedito Beni dos Santos (Bispo da Diocese de Lorena entre 2006 e 2013) e padres do Setor Vale Histórico, tendo como paraninfos o Apostolado da Oração, Terços dos Homens e da Manhã, e Renovação Carismática Católica.
Em rede social a Paróquia publicou a programação religiosa convidando a comunidade para as celebrações: "Com imensa alegria e devoção, convidamos a todos para participarem da tradicional Novena em honra ao Senhor Bom Jesus, que será realizada entre os dias 28 de Julho e 06 de Agosto de 2023. A Novena é um momento especial de oração, reflexão e louvor ao nosso amado padroeiro, que com seu infinito amor e misericórdia, nos guia e protege em nossa caminhada de fé. Venha celebrar conosco nosso Excelso Padroeiro, e juntos subiremos ao monte Tabor para transfigurarmos com o Senhor!"
Em 06 de agosto, Dia do Padroeiro de Bananal, está prevista a tradicional alvorada festiva às 6h da manhã, seguida por Missa Solene, às 10h, presidida pelo Bispo Diocesano Dom Joaquim Wladimir, concelebrada por padres do Clero Diocesano. Os paraninfos serão os integrantes da equipe de Festeiros e Autoridades Municipais. Ao meio-dia haverá Louvor ao Senhor Bom Jesus, com repique de sinos, e almoço no salão da Igreja Nossa Senhora da Boa Morte.
À tarde, a Solene Procissão será iniciada às 17h, seguida pela Missa de Encerramento da Festa, celebrada pelos padres Everton e Robson.
FESTA PROFANA
A parte profana da Festa em 2023 fica, mais uma vez, exclusivamente a cargo da Prefeitura de Bananal. Foram agendados 3 dias de atrações musicais, entre 04 e 06 de agosto (sexta a domingo), com praça de alimentação e apresentações de artistas locais e regionais em palco montado de frente para a Igreja Matriz, no centro histórico de Bananal.