Para não deixar os pacientes sem atendimento após não renovação do contrato prestado por empresa particular, Prefeituras do Vale Histórico se uniram para a construção do novo espaço
Com informações do Hospital Santa Casa de Cruzeiro
Pacientes de Cruzeiro e região do Vale Histórico, que necessitam de hemodiálise - e que até então eram atendidos por uma empresa privada contratada pelo Poder Público - passarão a ser assistidos no Hospital Santa Casa de Cruzeiro a partir desta segunda-feira (12/6).
O Centro de Hemodiálise, construído em tempo recorde na entidade. A nova unidade, totalmente modernizada e equipada, conta com uma estrutura composta por 23 cadeiras, suficientes para abrigar todos os pacientes que até então necessitam do atendimento e o realizavam em Cruzeiro.
O serviço de hemodiálise para pacientes de Cruzeiro e região era realizado por uma empresa particular, contratada pela prefeitura. Com o fim do contrato, e a negativa de se prorrogar o serviço, as prefeituras da região se uniram para encontrar uma saída para não deixar os pacientes sem atendimento.
Mediante a negativa da empresa de prorrogar o contrato, bem como, de alugar o espaço atualmente utilizado, os prefeitos da Consórcio do Vale Histórico (Arapeí, Areias, Bananal, Cruzeiro, Cachoeira Paulista, Lavrinhas, Queluz, Silveiras e São José do Barreiro) realizaram uma reunião emergencial no Hospital Santa Casa (referência da região) e definiram que seria necessário a construção do novo espaço.
Após estudos técnicos e levantamento de valores, ficou acordado entre os municípios a construção desse novo Centro de Hemodiálise na Santa Casa de Cruzeiro, para atender todos os pacientes em tratamento, bem como, posteriormente ampliar o número de vagas.
Inicialmente, serão atendidos os pacientes que já estão em tratamento, mas com o novo espaço, a intenção é ampliar o serviço, abrindo mais vagas para os moradores da região. De acordo com o Hospital, toda estrutura, com os novos e modernos equipamentos, comporta ainda 120 pacientes.
Estudo técnico da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), identificou 30 pacientes que necessitam de hemodiálise, mas que buscam atendimento em outras cidades, e que dentro de um mês, caso se interessem, poderão ser assistidos em Cruzeiro.
O local contará com várias salas, sendo dois consultórios, sala de emergência, uma recepção acolhedora e humanizada, além de toda infraestrutura diferenciada e necessária para o atendimento dos pacientes de hemodiálise.