Apesar dos estragos, ocorrências não deixaram desabrigados ou feridos
Por Ricardo Nogueira
Em pronunciamento divulgado pelas redes sociais da prefeitura, o Chefe do Executivo de Bananal, William Landim da Silva, abordou os estragos deixados pelas volumosas chuvas que caíram consecutivamente sobre o município nos dias 13 e 14 de fevereiro. Ele fez um balanço sobre os estragos, as providências a serem adotadas e os apoios vindos dos prefeitos de Arapeí e São José do Barreiro, além do contato por telefone do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
As chuvas dos dois dias provocaram enxurradas, alagamentos em casas e vias públicas, quedas de barreiras nas áreas urbana e rural, erosão em pontos da rodovia SP-247, de acesso à Serra da Bocaina, invasão das águas em pontos das rodovias SP-68 e SP-64, interrompendo o tráfego de veículos para o Sul Fluminense e Via Dutra.
William iniciou o pronunciamento agradecendo a Deus por não haver vítimas fatais, feridas ou mesmo desalojadas após as graves ocorrências. A chuva do dia 14 foi mais intensa do que a do dia anterior, que já havia deixado estragos em vários pontos do município.
Uma equipe da Defesa Civil do Estado, que estava fazendo um relatório sobre as ocorrências no Vale Histórico após as chuvas do dia 13, acabava de chegar em Bananal quando a nova precipitação caiu sobre o município. Eles foram acompanhados pelo prefeito para verificações in loco após o temporal.