Primeira reunião da agência em 2023 definiu o economista Sergio Francisco Theodoro à frente do Conselho Deliberativo que delibera sobre planos, projetos, programas, serviços e obras na RM Vale-LN
Por Ricardo Nogueira
Na manhã desta terça-feira (17/1), foi realizada no Centro de Formação de Educadores de São José dos Campos a 1ª Reunião Extraordinária, em 2023, do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVALE-LN). Felício Ramuth, governador em exercício devido a viagem de Tarcísio de Freitas para Davos, participou do encontro juntamente com a maioria dos prefeitos da região, incluindo o de Bananal, William Landim da Silva.
Na ocasião, Felício Ramuth empossou o economista Sergio Francisco Theodoro como o novo diretor-executivo da AGEMVALE (Agência Metropolitana do Vale Paraíba e Litoral Norte). Dentre suas atribuições, cabe ao Conselho de Desenvolvimento deliberar sobre planos, projetos, programas, serviços e obras a serem realizados com recursos financeiros do Fundo de Desenvolvimento da RMVALE-LN,
Durante a cerimônia, Ramuth abordou pontos relevantes para o desenvolvimento da região e entregou 79 títulos de propriedade de lotes regularizados através do Programa Cidade Legal para famílias de Areias, Cachoeira Paulista e Natividade da Serra.
A RMVALE-LN se estende por uma área total de 16.180,94 km², caracterizada pela alta diversidade produtiva – industrial e agropecuária – e pelo alto potencial turístico e histórico. Dos 39 municípios que compõem a RMVALE-LN, 11 têm vocação industrial, 19 contam com uma economia baseada em atividades da administração pública, oito têm o perfil voltado para serviços e um é multissetorial – São Sebastião, onde fica o porto.
A atividade urbana representa 98% dos empregos, contra 2% das ocupações agrícolas. O setor de serviços responde por 49% das oportunidades, seguido pelo industrial (28%) e pelo comercial (21%).
A Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte é composta por 39 municípios, divididos em cinco sub-regiões:
Sub-região 1: Caçapava, Igaratá, Jacareí, Jambeiro, Monteiro Lobato, Paraibuna, Santa Branca e São José dos Campos.
Sub-região 2: Campos do Jordão, Lagoinha, Natividade da Serra, Pindamonhangaba, Redenção da Serra, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, São Luiz do Paraitinga, Taubaté e Tremembé.
Sub-região 3: Aparecida, Cachoeira Paulista, Canas, Cunha, Guaratinguetá, Lorena, Piquete, Potim e Roseira.
Sub-região 4: Arapeí, Areias, Bananal, Cruzeiro, Lavrinhas, Queluz, São José do Barreiro e Silveiras.
Sub-região 5: Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba.