Avarias na "Rua do Fogo" deixarão tráfego pela Manoel de Aguiar em mão dupla para veículos grandes
Por Ricardo Nogueira
A chuva torrencial que caiu na noite de quinta-feira (12) em Bananal resultou em enxurradas que arrancaram paralelepípedos de ruas e avenidas da Vila Bom Jardim e do centro urbano de Bananal.
O acumulado foi além do previsto para a região. Às 19h22, a Defesa Civil do Estado emitiu aviso de chuva na área entre Cunha e Bananal, com ventos e condições para raios. Um volume bem superior à previsão do dia se precipitou sobre Bananal na área urbana. A chuva veio acompanhada de rajadas de vento e relâmpagos. Vias públicas chegaram a ficar encobertas pelas águas. Em muitos pontos elas baixaram sem deixar estragos, mas em outros provocaram danos em vias públicas, deixando o tráfego de veículos comprometido.
A Avenida Presidente Whashington Luiz (Rua do Fogo) foi avariada em dois pontos. A rua é ligação com a rodovia dos Tropeiros (SP-68) no sentido Arapeí.
O volume das águas desceu com força pela inclinação da rua e arrancou o pavimento de paralelos, deixando-os amontoados via abaixo. Na faixa da direita, sentido centro, cerca de três metros ficaram sem o pavimento.
As águas deixaram um buraco na esquina com a Rua Cel. João Ramos Nogueira Fragoso, sentido escola São Laurindo, impedindo o tráfego em metade da via. Somente veículos de passeio conseguem virar a esquina.
A Defesa Civil se dirigiu rapidamente ao local e, com suporte da brigada dos bombeiros, isolou os pontos mais críticos. O Secretário de Turismo, Théo Monteiro, foi ao local para avaliar as providências em relação ao trânsito.
Impedidos de virar a esquina, veículos de grande porte deverão seguir pela rua Manoel de Aguiar, na contramão, até a Praça da Matriz. Motoristas devem ficar atentos para o tráfego em mão dupla em toda a extensão da Manoel de Aguiar.
Vila Bom Jardim
Além da "Rua do Fogo", as chuvas de ontem também provocaram enxurradas na Vila Bom Jardim.
O pavimento de bloquetes na reta final da Avenida Álvaro Moreira Ramos foi avariado em vários pontos. O local é próximo da virada para o Turvo e início da Pelegrino Sciotta, para o bairro Educandário.
Em vários pontos, buracos se formaram no lugar do pavimento, com os bloquetes ficando soltos e amontoados pela via pública.
Também na Vila, próximo à Praça São Pedro (Av. João Barbosa de Camargo), paralelos foram arrancados pela força das águas, tirando do lugar uma tampa da Sabesp. O local, esquina com a subida da rua Nesrala Rubez, está isolado por cavaletes e só permite a passagem de veículos pequenos na virada para aquela subida. O tráfego pela João Barbosa de Camargo ficou em meia via naquele ponto. Um mau cheiro exalando pela área faz os moradores suspeitarem de danos na rede de esgoto.
O volume das águas chegou a alagar parcialmente o entorno da praça São Pedro e das ruas Otaviano Vani (da Irmã Ondina) e Geraldo Fernandes.