Quem é você?
"Você é a pessoa que escolhe ser."
Roberto Shinyashiki
Começo nossa parceria com o Jornal Gazeta de Bananal com esse assunto tão importante: a sua identidade, porque saber quem somos é libertador!
Permita-me, rapidamente, contar um pouco da minha história. Natural de São Paulo, pais professores, tenho no meu DNA a missão de educar. Minha formação é em Letras- Português/Inglês, lecionei vários anos tanto em escolas públicas como particulares, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.
A sala de aula me trouxe muitos aprendizados; e é prazeroso saber que faço parte da vida de muitas pessoas!
Em 2005 fui convidada a ser coordenadora pedagógica da nossa querida EMEF " Professor José Luiz Guimarães", e a partir daí muitas oportunidades vieram. Por 5 anos fui secretária de educação da nossa amada Bananal. Quanta história para contar!!!
História essa que tem a depressão como pano de fundo; em 2018 fui diagnosticada com essa doença, meu mundo caiu, a vida perdeu o sentido e quando a vida perde o sentido nada mais importa.
Talvez você, que me lê nesse instante, esteja vivendo essa fase da vida: doente; busque ajuda, não desista de viver, existe solução, acredite! Você nasceu para ser feliz, você foi criado(a) para ter vida e vida em abundância!
Resisti que estava doente (por favor não faça isso), agir assim só piorou a minha situação. Quando finalmente busquei ajuda a doença já havia feito um estrago enorme. Mas, enquanto "há vida, há esperança", confio muito nisso e tenho vivido cada dia por vez.
Comecei o tratamento tanto medicamentoso quanto terapêutico; e a cada sessão de terapia percebia o quanto eu estava desconectada de mim, eu não sabia quem eu era na essência... estava totalmente depende emocionalmente de outras pessoas, e descobri que isso foi um dos fatores que me levou a adoecer.
Quando você não se empodera de quem é, vive a mercê dos outros, e tenha certeza que viver assim vai te adoecer!
Em 2020 veio a Pandemia do COVID-19, minha família achou que eu iria piorar, mas graças a Deus, mesmo diante do caos, consegui superar essa fase tão ruim para todos nós.
No final de 2020 fui exonerada do cargo de secretária de educação e confesso que no primeiro momento achei que minha vida profissional estaria comprometida ( já que Bananal não tem tantas oportunidades de emprego). Foi quando muita gente especial começou a passar na minha time LINE nas redes sociais; foi o auge das lives e treinamentos gratuitos. Aprendi a enxergar as infinitas possibilidades que estavam a minha frente.
Fiz formações em PNL, em palestras e treinamentos corporativos, e para trabalhar com mulheres.
Continuo estudando bastante, me aperfeiçoando cada dia! Me encontrei novamente profissionalmente falando: comecei o Momento UAUtoestima na Rádio Bananal, todas as 2 feiras, ao meio dia e lives no meu Instagram (@namibialarchert), todas as 5 feiras, às 19h.
Essa foi a maneira que achei para ajudar outras pessoas a se encontrarem, a construírem uma autoestima forte e saudável.
A cada semana quero te deixar um desafio, ao realizá-lo te dará clareza ao que você precisa fazer para ter uma autoestima saudável.
Preparado (a)?!
Desafio de hoje:
Faça -se as 3 seguintes perguntas:
1. Qual é o meu propósito de vida?
2. A quem quero agradar?
3. Onde quero chegar?
Ao responder a essas perguntas você terá clareza de quem é você?!
UAUtoestime-se, é libertador!
Até a próxima,