Utilização da proteção facial será obrigatória em locais de uso público sem ventilação natural
Por Ricardo Nogueira
Frequentada cotidianamente pelos bananalenses na vizinha região Sul Fluminense, Volta Redonda retoma, a partir desta terça-feira, 28 de junho, a obrigatoriedade do uso de máscaras faciais em locais fechados devido ao crescimento de casos de Covid-19 naquele município e em todo o estado do Rio de Janeiro. A determinação será reavaliada em 15 dias, após análise do cenário epidemiológico naquela cidade.
A medida está sendo implementada por decreto do Prefeito Antônio Rodrigues Neto assinado no dia anterior. Em seu artigo 1º o decreto especifica que "O uso de máscara facial de proteção respiratória, passa a ser obrigatória para as pessoas que frequentem ambientes de uso público sem ventilação natural, no município de Volta Redonda, a partir desta data até 15 de julho de 2022, em virtude da pandemia de Covid-19".
O uso não será exigido em locais de alimentação e durante as refeições, assim como em locais onde for incompatível com a atividade executada.
A fiscalização caberá à Guarda Municipal, à Policia Militar e aos demais órgãos de fiscalização do município.
A Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda reforçou a orientação para que as pessoas mantenham seus esquemas de vacinação atualizados. A vacina combate o avanço de novas variantes e o registro de hospitalizações e óbitos, em especial nos grupos de risco.