Atendimento ao público será entre 9h e 16h na tenda erguida na Praça Rubião Júnior (do Rosário), em frente ao Solar Aguiar Valim
Por Ricardo Nogueira
A Prefeitura de Bananal, através da Secretaria de Saúde, realiza neste sábado, 19 de fevereiro, o "Dia V" para a vacinação englobando pessoas a partir de 5 anos até aquelas com 80 anos ou mais.
Para os mais novos é a chance de iniciar a imunização contra o vírus da Covid-19 e para os adultos a oportunidade de completar o esquema vacinal para maior proteção contra as variantes do novo coronavirus, que surgiram após a aplicação das doses inicialmente previstas.
O atendimento ao público será entre 9h e 16h na tenda erguida na Praça Rubião Júnior (do Rosário), em frente ao Solar Aguiar Valim. Os vacinandos ou seus responsáveis devem levar RG, CPF, Cartão SUS e Comprovante de Residência.
A vacinação para o público infantil tem por objetivo ampliar a cobertura vacinal. As crianças de 5 anos e as imunossuprimidas de 5 a 11 anos só podem receber o imunizante da Pfizer, enquanto as demais podem ser protegidas pela Coronavac. Todas as vacinas aplicadas na população contam com a aprovação da Anvisa.
Conscientizar as pessoas sobre a importância da vacinação pediátrica e de tomar as doses de reforço tem sido um desafio para os órgãos públicos. Incentivo não tem faltado, sobretudo por parte das prefeituras.
A de Bananal, por exemplo, tem realizado publicações enaltecendo as crianças que se vacinam e seus responsáveis.
Neste "Dia V" em Bananal, a garotada está sendo incentivada a comparecer na tenda de vacinação fantasiada para dar um tom festivo a seu início de imunização na cruzada contra o novo coronavirus e suas variantes.
A imunização infantil foi iniciada no estado de São Paulo em 14 de janeiro. Em 05 de fevereiro o governo paulista promoveu o “Dia C de Vacinação”. Na ocasião foram aplicadas mais de 420,8 mil doses, sendo 187,1 mil voltadas para o público infantil. Os pais e responsáveis também aproveitaram a data para tomar a dose de reforço, que teve um total de 211,8 mil doses aplicadas. Outras 21,9 mil pessoas que estavam com a imunização atrasada completaram seu esquema vacinal com a segunda dose.
Na primeira semana de fevereiro mais de 90% da população paulista havia recebido pelo menos uma dose e 80% estava com a imunização completa com duas doses.
A Secretaria de Estado da Saúde disponibilizou R$5,5 milhões em etapas (diárias) para os profissionais de saúde dos municípios com o intuito que todos pudessem abrir suas unidades e ter uma equipe completa para a vacinação da população.