Ministério orienta pais e responsáveis a ficarem atentos à cor laranja nos frascos da vacina infantil e prefeituras a separarem locais de vacinação das crianças do público adulto
Por Ricardo Nogueira, com informações do Ministério da Saúde e Governo de SP
O primeiro lote da vacina pediátrica da Pfizer chegou hoje (17/01) em Bananal e a prefeitura informou que em breve divulgará o calendário que inicia a imunização de crianças entre 05 e 11 anos. Assim como ocorreu no início da campanha nacional de vacinação iniciada há exatamente um ano atrás, a prioridade é para portadores de deficiências, comorbidades e grupos de risco.
No final de semana, as prefeituras do Vale Histórico fizeram postagens informando o início da imunização do público infantil ao longo desta semana.
A vacina contra covid-19, autorizada para crianças, apresenta diferenças na dosagem, composição e concentração do principal componente, o RNA mensageiro, com a dosagem sendo o equivalente a um terço da vacina aplicada em adolescentes, a partir dos 12 anos, e adultos. A cor predominante no rótulo do frasco é laranja, diferente dos destinados a vacinação de adultos, que é roxa.
A administração da vacina em crianças será de duas doses de 10 microgramas com três semanas de intervalo. O volume a ser aplicado é de 0,2 ml em uma seringa de 1 ml.
O Ministério da Saúde recomendou aos estados e municípios atenção e observância às recomendações da Agência de Vigilância Sanitária, a Anvisa, em relação a sua aplicação. "O frasco da vacina é diferente, justamente para evitar uma aplicação indevida, as salas de vacinação são salas que devem ser exclusivas, os aplicadores da vacina têm que ser exclusivos, as crianças têm que ficar em observação depois de vacinadas”, afirma o Ministério.
“Temos que ter uma atenção especial para que se cumpra as normas, seja em relação à aplicação, seja em relação a fármaco-vigilância”, acrescentou o ministro Marcelo Queiroga.
A campanha no estado de São Paulo teve início simbólico na sexta-feira (14) e se intensifica na capital e grandes cidades a partir desta segunda-feira.
Poupatempo disponibiliza carteira de vacinação para o público infantil
O Poupatempo disponibiliza, a partir de agora, a versão digital da carteira de vacinação para o público infantil.
Pelos canais digitais – aplicativo Poupatempo Digital e portal www.poupatempo.sp.gov.br – o documento poderá ser acessado com o CPF do menor, após cadastro no LoginSP, o autenticador único para acesso aos serviços do Estado. O comprovante infantil, que tem a cor amarela para diferenciar da versão adulta, ficará disponível na opção “Serviços > Vacinação Covid-19 > Carteira de vacinação”.
“Com o início da vacinação nas crianças, conseguimos avançar ainda mais na luta contra a Covid-19. E o Poupatempo dá mais um passo além, disponibilizando não só o comprovante digital adulto, mas também o infantil. É muito rápido, simples e seguro de acessar”, diz Murilo Macedo, diretor da Prodesp – empresa de Tecnologia do Estado de São Paulo que administra o Poupatempo.
Pela carteirinha digital é possível visualizar informações sobre as doses, data da vacinação, profissional vacinador, nome e registro do local, fabricante e o número do lote da vacina aplicada. A ferramenta permite ainda baixar e fazer a impressão do comprovante, se necessário, e consta um QR Code que comprova os dados da vacinação da criança.
Outra facilidade é que tanto o Poupatempo Digital quanto o portal, direcionam para o pré-cadastro da vacinação ao público infantil no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br), onde pais e responsáveis já podem realizar o preenchimento do formulário online, para garantir mais agilidade e evitar filas e aglomerações no momento da imunização dos menores.
De acordo com o Governo de São Paulo, a estimativa é que 4,3 milhões de crianças comecem a ser vacinadas. A imunização vai ocorrer de forma escalonada, priorizando o público com comorbidades, deficiência, indígenas e quilombolas.
Carteira de vacinação no Poupatempo Digital
O aplicativo Poupatempo Digital permite a consulta da versão digital da carteira de vacinação contra a Covid-19, para comprovar a primeira, segunda e terceira doses, além de contar com lembretes de imunização. Os cidadãos de todos os 645 municípios paulistas podem obter o documento de forma gratuita, prática e segura.