Serviço a ser executado nas duas pistas contará com reforço na base do solo, troca de guias, extensão da sarjeta, drenagem e pavimentação asfáltica
Por Ricardo Nogueira
Começa nesta segunda-feira, 24 de janeiro, a obra de revitalização do trecho da Av. João Godoy de Macedo, entre o portal da cidade e as avenidas Bom Jesus e Rubem de Melo, principais vias de acesso para o Centro Histórico de Bananal.
Bastante deteriorado por buracos e enxertos de diferentes pavimentos (asfalto, bloquetes e paralelepípedos), o pequeno trecho de entrada e saída da cidade era uma das principais demandas pleiteadas pela população.
O tráfego pelo local deve merecer maior atenção de motoristas e pedestres durante a obra, com obstrução das vias e movimentação de maquinário e pessoal da empresa contratada. Somente uma pista ficará disponível para o trânsito, enquanto na outra serão executados os serviços.
Nesta fase inicial, o trecho de pista entre o posto de gasolina e o pórtico está parcialmente interditado. Os motoristas devem trafegar com cuidado, pois a pista sentido Pórtico/Centro está com um trecho em mão dupla.
A obra
O restauro da pavimentação asfáltica receberá reforço na base com troca de guias, extensão da sarjeta e drenagem, sendo 560 metros na junção com a Rubem de Melo e 508 no limite com a avenida Bom Jesus. A drenagem das pistas contará com uma rede de tubo de concreto com 30 m de um lado e 65,95 do outro, com bocas de lobo.
Segundo os documentos anexados no processo de licitação iniciado em novembro do ano passado, estão inseridos no cronograma os serviços preliminares, demolição e retirada, calçada, drenagem, guias e sarjetas, recuperação da base da pista de rolamento e restauro do pavimento, complementado com pintura da sinalização horizontal.
O valor total foi inicialmente orçado para a licitação em R$ 648.148,90, sendo R$ 500 mil provenientes de convênio do estado e o restante com recursos próprios da prefeitura. A empresa vencedora do certame licitatório, realizado em 16 de dezembro, para a execução do serviço foi a Plenaplan.
A camada de rolamento será em concreto betuminoso usinado a quente, com aplicação da emulsão asfáltica, compactação e acabamento final.