Atrações ocorrem por todo o dia, fechando com chave de ouro com apresentação da OSBM e a iluminação natalina do Solar Aguiar Valim
Por Ricardo Nogueira
Bananal terá neste sábado, 04 de dezembro, em seu Centro Histórico, uma variedade de atrações ao longo do dia, com exposição de carros antigos, Feira de Artesanato Regional, apresentação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e iluminação natalina do Solar Aguiar Valim.
Já a partir das 9h30 da manhã, em frente a antiga Estação Ferroviária, haverá uma exposição de carros antigos (a maior parte de fuscas) pelo SaudoPistas, grupo antigomobilista criado há pouco mais de 4 anos e pioneiro em passeios de veículos antigos no Rio de Janeiro.
O grupo foi concebido pelo jornalista e radialista carioca Renato Cantharino, um apaixonado por carros desde a década de 1970. Em 2014, comprou um fusca 1300, ano 1971. A cor vermelha levou o carro a ser batizado como Villeneuve, arrojado piloto canadense (admirado por Ayrton Senna) que correu pela escuderia Ferrari. Após 3 anos restaurando o veículo, Cantharino se inspirou para criar o Saudopistas. o caráter inclusivo do grupo é representado pela niteroiense, radicada na Tijuca, Clara Bueno, professora da rede pública que, ao conhecer Renato, se apaixonou pelo Fusca até adquirir, no ano passado, um clássico modelo 1300, ano 1972, cor azul pavão.
O grupo SaudoPistas deve visitar Bananal com uma comitiva de 80 a 100 pessoas. A maioria, nunca veio na cidade e será recepcionada por Paulo Stocco, organizador do evento. A exposição irá até as 14h, mas o grupo continuará no município até domingo, passeando por seus atrativos turísticos.
FEIRA REGIONAL DE ARTESANATO
Paralelamente à exposição de carros na Estação, a alguns metros de distância, ocorrerá a Feira Regional de Artesanato, com ampla variedade de artigos produzidos por artesãos de Bananal e de municípios do Vale Histórico. Os estandes ficarão espalhados pela Praça Rubião Júnior (Largo do Rosário), no entorno do imponente Solar Aguiar Valim.
A ORQUESTRA QUE TOCOU PARA O PAPA
O Solar, por sinal, receberá nesta noite a sua iluminação natalina, mas antes, a partir das 17h, haverá no local a apresentação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, uma atração mais do que especial em função da expertise da orquestra, tendo como um de seus ápices, ter sido escolhida para tocar para o Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude.
A trajetória da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa começa em 2005, como um desafio para o Projeto Música nas Escolas, que havia sido criado há apenas dois anos, mas já exibia profissionais com qualidade técnica. Em um concerto no Rotary Club de Barra Mansa, a então recém-criada orquestra fez sua estreia, sob a regência de seu diretor artístico Vantoil de Souza.