Instalação das peças levou um dia inteiro de trabalho dos voluntários, sob forte calor, há menos de uma semana
Por Ricardo Nogueira
A segunda-feira (29) amanheceu em Bananal com as peças em fios que adornavam árvores da Praça Dona Domiciana danificadas. Logo cedo, circularam fotos nas redes sociais mostrando as peças repuxadas e rasgadas.
Os voluntários do projeto "Natal Entrelaçados" haviam ajustado as peças naquelas árvores há menos de uma semana. Foram horas de trabalho num dia ensolarado, sob forte calor.
As primeiras reações, nas ruas e nas redes sociais, foram de revolta, com pedidos para abertura de B.O na Delegacia visando a identificação do autor ou autores do ato de vandalismo. Ainda pela manhã, circulou a versão de que uma pessoa com problemas mentais, que circula pela cidade, é que teria tentado arrancar as peças das árvores.
À margem disso, demonstrando resiliência diante do fato desagradável, as artesãs do projeto se reuniram no Solar Aguiar Valim para iniciar os reparos das peças para recolocá-las nos mesmos locais.
Para a curadora do projeto, Fernanda Fabiana Fajardo o episódio foi um ato isolado, que "não reflete o sentimento da população de Bananal, que abraçou a ideia. Não vai tirar o brilho da iniciativa. É um trabalho artesanal que foi feito com carinho, agradou as pessoas e continuará sendo feito".
Segundo a curadora, a expectativa das artesãs é recolocar as peças na "praça da Estação" na próxima quarta-feira (1°/12).