Por Ricardo Nogueira, com informações da Agência Brasil
O mês de fevereiro termina com uma queda consolidada na média móvel de casos confirmados em Bananal. A variação negativa teve sequência entre a 5ª e a 8ª semana epidemiológica encerrada no sábado (27).
A 9ª semana epidemiológica do ano se inicia neste domingo (28) e o boletim com os indicadores da pandemia mostra que a cidade totaliza 894 casos positivados, com 63 deles ativos e 818 recuperados da doença. Após um ano da chegada do novo coronavírus no Brasil, Bananal contabilizou 13 mortes.
O boletim mostra também um total de 47 casos suspeitos, sendo dois deles em internação (aguardando confirmação por exames) e 45 em isolamento domiciliar.
Os casos descartados chegaram à marca de 1.512 exames com resultado negativo para covid-19.
Semanas Epidemiológicas e Média Móvel
Ao longo da 8ª semana epidemiológica - entre 21 e 27 de fevereiro - Bananal confirmou a infecção de 37 pessoas. Sendo assim, a média móvel da semana que se encerrou foi de 5,28.
A partir desta semana a Gazeta de Bananal passa a apresentar os indicadores pela média móvel de cada semana epidemiológica. O critério passou a ser recomendado pelos especialistas para corrigir distorções nos registros e vem sendo utilizado pelo consórcio de veículos de imprensa.
O cálculo da média móvel é obtido pela soma do número de casos do dia com o dos 6 dias anteriores.
Através da oscilação dessa média, é possível saber a tendência através de sua variação percentual no intervalo de 14 dias.
O quadro é considerado estável se o percentual for de até 15%. Se for acima de 15% positivos, está em crescimento. Estará em queda se ultrapassar 15% negativos.
O cenário de queda acentuada nos casos confirmados se consolidou na semana epidemiológica encerrada no sábado.
Na 7ª semana epidemiológica Bananal teve a média 5,85 ao registrar 41 casos entre 14 e 20 de fevereiro. Nas duas semanas anteriores, o indicador foi de 7,71 na 6ª semana (54 casos confirmados) e 16,85 na 5ª semana, a primeira de fevereiro, quando somou 118 casos, na esteira da explosão de infectados verificada no mês de janeiro.
Baseada na avaliação percentual para aferir a tendência, a diferença nos 14 dias entre a 5ª e a 7ª semana ultrapassou 65% e mantém o viés de queda na aferição entre a 6ª e a 8ª semana, com 31,51% de variação.
Já o total de pessoas infectadas pelo novo coronavírus desde o início da pandemia chegou a 10.551.259. Em 24 horas, foram confirmados pelas autoridades sanitárias 34.027 novos casos.
O balanço é produzido a partir de informações fornecidas pelas secretarias estaduais de saúde e, nos finais de semana, costuma ser menor do que durante a semana.
Há, ao todo, 885.284 pessoas com casos ativos da doença em acompanhamento por profissionais de saúde e 9.411.033 pacientes já se recuperaram.