Idoso foi avistado pela última vez na manhã de sábado (13) nas proximidades da Fazenda Bela Vista
Por Ricardo Nogueira
Nesta sexta-feira (19/02), equipes formadas por policiais civis e militares (incluindo bombeiros) e voluntários, retomam, pelo 7º dia consecutivo, as buscas pelo idoso João Francisco da Silva, de aproximadamente 80 anos, desaparecido desde a última sexta-feira, 12 de fevereiro.
Morador de uma casa nas proximidades da Fazenda Harmonia, distante cerca de 2 km de Bananal em estrada vicinal à beira da SP-68 (Rodovia dos Tropeiros), o "Sr. João" sofre de Alzheimer.
Imagens da câmera de segurança instalada na porteira da Fazenda Harmonia mostraram a passagem do idoso, carregando uma foice, no dia do desaparecimento. Ele passou sozinho pelo ponto onde a câmera está instalada, seguindo em frente pela vicinal. Acredita-se que ele pretendia seguir para a Fazenda Bela Vista, onde o pai dele morou. Sr. João trajava uma camisa esverdeada de manga curta, calça bege claro e um calçado cinza de bico branco.
Há relatos neste sentido colhidos no dia seguinte ao desaparecimento, mas também existem informações desencontradas sobre seu trajeto.
O Investigador de Polícia Luiz Cosme Martins de Souza, que também é vereador e Presidente da Câmara de Bananal, integra a equipe de buscas desde o início. Ele enumerou as localidades rastreadas numa extensão superior a 1.500 alqueires e relatou o empenho das pessoas que, a cada dia, engrossam o contingente na procura pelo Sr. João.
"Andamos em todos os locais possíveis e imagináveis. Mais de 40 pessoas na busca, com muita boa vontade de encontrar o Sr. João, mas infelizmente, não conseguimos até o momento. Rodamos Bela Vista, Campinhos, Barreirinho de Baixo, Santa Apolônia... Sabemos que a área é extensa. Um raio muito grande, entre 1.500 e 2.000 alqueires. E é uma região que possui muitos bichos, como boi Nelore e onça". declarou Martins.
O policial foi informado pelo funcionário de uma fazenda que o idoso foi visto na sexta-feira nos Campinhos, seguindo em direção à Bela Vista. No sábado, o morador de uma propriedade próxima àquela fazenda informou tê-lo visto de manhã, por volta das 10h30, mas não há confirmação de que ele tenha chegado ao destino. Na quinta-feira (17), a equipe do investigador se programou para rastrear as imediações da Fazenda Santa Vitória.
A empatia e solidariedade das pessoas na busca pelo Sr. João cresce junto com a ansiedade por encontrá-lo.
A mobilização transpôs a barreira virtual das redes sociais do primeiro dia e arregimentou pessoas ao longo da semana, culminando no envio de reforços do Corpo de Bombeiros e até de um helicóptero Águia nas incursões mais recentes pelas matas. Drones também estão sendo utilizados.
Em apoio logístico, comerciantes e profissionais liberais de Bananal tem feito doações em dinheiro e em mantimentos para as equipes de busca.
Nesta sexta-feira (19), em que se completa uma semana do desaparecimento, a procura pelo idoso prosseguirá, ampliando o raio da área rastreada para territórios de municípios vizinhos, como Arapeí, Resende e Barra Mansa (Rialto).