Após longo período de estabilidade, município volta a registrar casos positivos em dias consecutivos
O quadro epidemiológico de Covid-19 em Bananal volta a merecer a atenção da população. Após 48 dias, o município voltou a ter 5 casos positivados de contaminação pelo novo coronavírus ao mesmo tempo em que apresenta um leve pico de casos suspeitos.
A última vez em que os boletins haviam registrado 5 casos positivos foi em 07 de outubro. No dia seguinte caiu para 4 e, desde então, vinha oscilando entre 2 e 3 casos ativos, em cenário de aparente estabilidade.
Há muito tempo também não eram registrados no boletim casos em sequência como nesta penúltima semana de novembro. Os 2 casos apontados no dia 19 de novembro, foram para 3 no dia seguinte, subiram para 4 ontem(22) e chegaram a 5 nesta segunda-feira, 23 de novembro. O registro de casos em sequência em curto período merece atenção redobrada e acompanhamento constante.
Da mesma forma, ocorreu um viés de alta nos casos suspeitos, que estavam abaixo dos 30 casos desde 29 de outubro. No dia 07 de novembro o boletim apontou apenas 13 casos suspeitos e 1 confirmado, mas os indicadores voltaram a crescer levemente nos dias seguintes.
A oscilação positiva ocorre em momento de relaxamento com as medidas sanitárias, sobretudo na utilização das máscaras de proteção em locais públicos e no uso de álcool em gel. Os últimos dois finais de semana, com eleições municipais no dia 15 e o feriado prolongado iniciado no dia 20, também mostraram grande número de pessoas alheias às normas de distanciamento social.
Desde o início da pandemia, Bananal soma agora 185 casos confirmados, com 4 óbitos e 176 pessoas recuperadas, além dos 5 casos ativos atuais.
Também no geral, o município registrou 702 casos descartados após exames desde março até a presente data.