Município era um dos últimos do estado a se manter zerado em diagnósticos positivados para o novo coronavírus
Por Ricardo Nogueira
Sem esconder sua tristeza, o prefeito de São José do Barreiro, Lê Braga, confirmou, em Live transmitida no início da noite desta segunda-feira(27/7), o registro do 1º caso positivado para Covid-19. O município foi o último do Vale Histórico a registrar oficialmente a doença e era um dos poucos a se manter zerado em casos positivados no território paulista. O município tem 41 casos descartados desde o início da pandemia.
Durante a transmissão pela página oficial da prefeitura no Facebook, Lê Braga informou que o paciente deu entrada na unidade hospitalar do município na semana passada. Apresentando sintomas, o homem foi submetido a exames e testou negativo para a doença. Ele sequer entrou no boletim epidemiológico. Como o quadro sintomático foi mantido nos dias seguintes, ele foi submetido a novo exame hoje e testou positivo. O exame foi feito na casa do paciente e o prefeito acompanhou o procedimento. "A sensação é muito ruim. Ver isso no rosto dos familiares", externou Lê Braga se referindo aos momentos imediatamente após a confirmação.
Até o momento, o paciente infectado receberá tratamento em sua casa, sem necessidade de internação. Os familiares, que também ficarão em isolamento domiciliar passam bem, segundo o prefeito.
Em decorrência do caso positivado, 21 pessoas que tiveram contato direto com o paciente foram registradas como casos suspeitos. O município apresenta também em seu boletim 1 caso suspeito internado e 14 pessoas monitoradas em isolamento domiciliar, sendo 5 delas no bairro do Formoso.
"A luta dessa prefeitura agora é conter a disseminação desse vírus", salientou o prefeito, alertando para a população redobrar as medidas preventivas contra o vírus. Lê Braga abordou também a limitada capacidade de leitos disponíveis na região.
O Canal Bananal, editou alguns pontos relevantes do pronunciamento do prefeito de São José do Barreiro. Assista abaixo.