Morador de Arapeí com problemas renais, fez tratamento em São Paulo e foi contaminado por outro paciente internado no mesmo quarto
Por Ricardo Nogueira
O boletim epidemiológico de Arapeí desta quinta-feira(23) registra a confirmação de um novo caso positivado para Covid-19 de um morador vinculado ao município. É o 2º diagnóstico positivo registrado em Arapeí e, assim como o primeiro, ele é considerado um caso importado. Apesar do contágio ter ocorrido em outra localidade, o protocolo do Ministério da Saúde determina que o registro seja computado para o município onde o paciente reside.
Em vídeo para a atualização do boletim epidemiológico, o prefeito de Arapeí, Edson André de Souza (Edinho), explicou que o paciente foi fazer um tratamento renal em São Paulo e ficou internado em quarto com outro paciente. Após voltar para Arapeí, o hospital entrou em contato com a família informando que o outro paciente internado no quarto havia testado positivo para covid-19. Feito os exames no morador de Arapeí, o diagnóstico também deu positivo.
Cinco pessoas, incluindo o motorista da ambulância que transportou o paciente, fizeram o teste rápido e deu negativo para todos. Mesmo assim, o prefeito informou que, por precaução, essas pessoas ficarão isoladas em monitoramento nos próximos dias até realizarem novos exames.
Até a data de hoje, o município registra outros 4 casos suspeitos em isolamento domiciliar.
Edinho voltou a ressaltar a necessidade de usar máscaras e evitar aglomerações. Destacou também que o agravamento do quadro em toda a região do Vale do Paraíba serve de alerta para os moradores não relaxarem em relação às medidas preventivas contra a covid-19.
O primeiro caso confirmado em Arapeí foi registrado em junho.
Um idoso, de 72 anos, morador do Rio de Janeiro, ficou com a esposa por 3 meses em Arapeí, onde tinha parentes e propriedades. Em meados de maio, ele foi para o Rio buscar alguns pertences e visitou o irmão que estava em isolamento com suspeita da doença. Por isso, o caso foi classificado como importado.
Após 3 dias internado no Hospital Santa Casa de Cruzeiro ele faleceu às 2h20 da madrugada do dia 08 de junho. Foi o primeiro óbito na micro-região do Vale Histórico.