Idoso havia testado negativo duas vezes antes da internação e circulou normalmente por Arapeí
Por Ricardo Nogueira
Faleceu às 2h20 da madrugada de hoje (08) no Hospital Santa Casa de Cruzeiro, o homem de 72 anos, proprietário de imóvel em Arapeí, vítima da Covid-19. Ele foi internado em estado grave no dia 05 de junho e testou positivo para a doença. É o primeiro óbito na micro-região do Vale Histórico.
Morador do Rio de Janeiro, há cerca de 3 meses o idoso veio com a esposa para Arapeí, onde tem parentes e propriedades. Em meados de maio, ele foi para o Rio buscar alguns pertences e visitou o irmão que estava em isolamento com suspeita da doença. Por isso, o caso é classificado como importado.
A Gazeta de Bananal obteve a informação sobre o óbito no final da manhã e noticiou com exclusividade para os integrantes do grupo do jornal no WhatsApp.
O jornal entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do Hospital Santa Casa de Cruzeiro para saber a hora precisa do óbito e os procedimentos da liberação do corpo. Foi encaminhada a seguinte nota:
" O Hospital Santa Casa de Cruzeiro informa que um paciente do sexo masculino de 72 anos, residente de Arapei- SP, faleceu no dia 08 de junho de 2020, às 2h20.
O resultado foi positivo para Covid-19, comunicando imediatamente a vigilância epidemiológica municipal.
O Hospital Santa Casa de Cruzeiro informa que não há autorização dos familiares e/ou responsáveis do paciente sobre mais informações.
O Código de Ética Médica, normatizado através da Resolução do Conselho Federal de Medicina, especifica e assegura o sigilo de informações do paciente.
O hospital também observa as determinações da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no tratamento das informações e proteção de dados dos pacientes.
Agradecemos a compreensão."
Em vídeo divulgado no final da tarde, o prefeito de Arapeí confirmou o óbito. Ele acrescentou que o idoso já apresentava problemas no pulmão devido a uma queda, precisando fazer drenagem. O quadro teria se agravado em função do contágio pelo novo coronavírus.
Edinho repetiu a informação prestada ao notificar a internação na sexta-feira, de que o idoso, após voltar do Rio, chegou a fazer dois exames que deram negativo para a doença.
O jornal apurou junto a algumas fontes, que chegou a ocorrer na cidade uma forte onda de comentários sobre o estado de saúde dele durante sua estadia em Arapeí, desagradando inclusive os seus familiares. O resultado dos exames negativos foi até informado em rede social.
Todas as fontes consultadas pelo jornal confirmaram que, com os resultados negativos, o idoso circulou pela cidade e manteve uma vida social normal.
Levada pelo filho, a esposa do idoso saiu de Arapeí após a internação na última sexta-feira.
O prefeito de Arapeí informou que os demais familiares que tiveram contato com o idoso já estão no último dia de isolamento domiciliar e não apresentaram nenhum sintoma da doença em todo o período da quarentena.