Linhas entre Bananal e Barra Mansa continuam funcionando normalmente,
a despeito de decreto do governo estadual do RJ
a despeito de decreto do governo estadual do RJ
Da Redação, com informações de Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil - Brasília
Linhas interestaduais, como a Bananal-Barra Mansa realizada pela empresa Colitur, estão mantidas, pelo menos por enquanto.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) decidiu, nesta quarta-feira (18) que o transporte interestadual de passageiros continuará em operação. "Devido à situação emergencial para evitar situações que possibilitem o contágio pelo coronavírus, a agência flexibilizou a redução de frequência de horários”.
A Colitur, que manteve as linhas a despeito do decreto publicado ontem pelo governo do estado do Rio de Janeiro que vedava o transporte interestadual para estados com casos já confirmados, possivelmente aguardava o posicionamento da ANTT para adotar ou não a medida. As linhas entre Bananal e Barra Mansa continuam funcionando normalmente.
Em sentido inverso, a ANTT determinou a suspensão de todas as viagens rodoviárias internacionais de passageiros, em decorrência da pandemia de coronavírus. A medida vale para os transportes de fretamento e semiurbano em região de fronteira, realizada por empresas brasileiras e estrangeiras.
Segundo a ANTT, a proibição tem vigência por 60 dias, podendo ser prorrogada.
Além da suspensão das viagens internacionais, a agência também determinou que as empresas adotem medidas de higienização da frota, com a utilização de métodos que impeçam a proliferação de "vírus, bactérias, fungos, ácaros e microrganismos nocivos à saúde”.
Entre as medidas, estão higienizar ou esterilizar após cada viagem, os pega-mãos, corrimãos, catracas, equipamentos de bilhetagem e demais superfícies onde há o constante contato das mãos dos passageiros, do motorista e do cobrador. Também deve ser disponibilizado álcool-gel 70% para os motoristas, cobradores e passageiros e, se possível, máscaras.
A agência disse que o reembolso das passagens será feito de acordo com a resolução em vigor que prevê que o pagamento terá valor equivalente em moeda estrangeira convertida no câmbio do dia da efetivação do reembolso.
A medida adotada em âmbito internacional pode indicar uma tendência para o transporte interestadual se o quadro da doença evoluir de forma incontrolável.