Divulgação vazou após o início da aplicação e não prejudicou o andamento do exame, diz Inep. Ministro afirma que "tudo segue normal"
Da redação, com informações de Mariana Tokarnia – Repórter da Agência Brasil Brasília
Uma imagem da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 que circula nas redes sociais é real. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) confirmou a informação, em nota divulgada há pouco. Segundo a autarquia, que é responsável pelo exame, a divulgação não prejudica os participantes.
“É importante esclarecer que a divulgação, que ocorreu após o início da aplicação, não prejudicou o andamento do exame. Todos os participantes já tinham passado pelos procedimentos de segurança e estavam nos locais de prova”, diz o Inep.
Os órgãos competentes foram acionados pelo Inep para identificar a origem e o responsável pela divulgação da imagem.
Pelas regras do exame, é proibido o uso de aparelhos eletrônicos no local de aplicação do Enem, como celulares. Eles devem ser desligados e colocados dentro do envelope porta-objetos que cada candidato recebe. O uso desses objetos leva à eliminação do candidato.
Cerca de 5,1 milhões de candidatos estão inscritos no Enem. Hoje (3), eles fazem provas de redação, linguagens e ciências humanas. No próximo domingo (10), os participantes fazem provas de matemática e ciências da natureza.
Ministro afirma que tudo segue normal
Em sua conta no twitter, o ministro da Educação Abraham Weintraub confirmou que a foto é verdadeira, mas tudo segue dentro da normalidade.
Há suspeita de que o vazamento tenha ocorrido em um local de prova em Pernambuco.
O ENEM segue 100%! A foto da prova é verdadeira, porém, foi tirada e postada após o início do exame e da realização dos procedimentos de segurança. Tudo dentro da normalidade. pic.twitter.com/ZwDSWQEcx3— Abraham Weintraub (@AbrahamWeint) November 3, 2019
#Enem2019 | O Inep informa que a imagem da prova que circula nas redes sociais do Caderno de Questões é real. A divulgação da foto ocorreu após a aplicação, e não prejudicou o andamento do exame. Saiba mais: https://t.co/Rm7vNc7jgH pic.twitter.com/ntGeA9hEct— Inep (@inep_oficial) November 3, 2019