O sítio eletrônico oficial do governo do estado de São Paulo divulgou no último final de semana notícia promovendo o site Guia de Áreas Protegidas, criado pela Fundação Florestal, utilizando uma foto da Estação Ecológica Bananal (EEB) em destaque na chamada para a matéria. A EEB foi mencionada como uma das importantes Unidades de Conservação do Vale do Paraíba.
O site Guia de Áreas Protegidas oferece uma série de roteiros para quem gosta de aproveitar atividades ao ar livre. A página tem sugestões para os amantes do ecoturismo e para quem gosta de aventuras também.
As opções são muitas: florestas, praias, montanhas, cachoeiras, cavernas e paisagens diversas. O Estado é guardião de importantes remanescentes de Mata Atlântica, uma das áreas de maior biodiversidade do planeta, bem como de outros biomas igualmente ricos e diversificados. É possível encontrar as opções separadas por municípios.
Entre as regiões do Estado, o Vale do Paraíba é a encruzilhada que conduz o visitante à Serra da Mantiqueira ou ao Litoral Norte. A região também abriga importantes Unidades de Conservação como a APA (Área de Proteção Ambiental) São Francisco Xavier, a Estação Ecológica de Bananal e os Viveiros Florestais de Pindamonhangaba e de Taubaté.
Os visitantes podem adquirir também o Passaporte das Trilhas do Estado de São Paulo, disponível em alguns parques e na sede da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, e aproveitar para conhecer melhor cada unidade.
Na página específica da Estação Ecológica Bananal o internauta encontra, além de belíssimas fotos, informações objetivas sobre aquela unidade de conservação, incluindo seus dados gerais, as 3 principais trilhas (Cachoeira Sete Quedas, do Ouro e do Mirante), infraestrutura, principais atrativos, atividades de lazer e até as restrições estipuladas visando a preservação do local.
* Com informações do Portal do Governo de SP