A inserção de Arapeí entre os municípios classificados como MIT - Município de Interesse Turístico, é uma das principais metas das autoridades daquele município para os próximos anos. Dentre suas muitas vantagens, ela pode representar a garantia de repasses anuais em valores superiores a meio milhão de reais para investimentos em projetos de cunho turístico no município.
E na mobilização por esse avanço, autoridades dos poderes executivo e legislativo de Arapeí tiveram na última terça-feira, 19 de março, uma reunião em São Paulo no gabinete do deputado estadual Marcos Damasio. O Projeto de inclusão de Arapeí no MIT aguarda aprovação da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
No encontro com o deputado, participaram o prefeito de Arapeí, Edson André de Souza (Edinho), acompanhado pelo assessor José Antônio, pelo diretor municipal de Esporte e Lazer, Fabrício Carlos de Jesus e pelo engenheiro Wesley Braga, diretor municipal de Obras. Representaram o Poder Legislativo o presidente da Câmara, Maximiler Hilton de Marins (Max Goleiro), e os vereadores Milton Luiz de Araújo Morgado (Fião), Leonel Chagas, Ademir de Almeida e Fábio Júnior David Monteiro.
"Falamos sobre o nosso município, emendas parlamentares e principalmente sobre o MIT", revelou o prefeito Edinho em rede social.
Marcos Damasio informou à comitiva de Arapeí que trataria do assunto nesta quarta-feira (20/03) pessoalmente em reunião já agendada com o Secretario estadual de Turismo, Vinicius Lummertz.
O esforço das autoridades vai na esteira da Lei Complementar nº 1261, sancionada por Geraldo Alckmin em 2015, que possibilitou a criação dos MITs. Para obter essa classificação, o município precisa de um Projeto de Lei (PL), apresentado por um deputado estadual, instruído com documentos comprovando suas aptidões turísticas.
Dentre os documentos necessários para ter andamento na Assembleia, o processo precisa conter um estudo de demanda turística do ano anterior à apresentação do PL, um inventário dos atrativos turísticos com suas localizações e vias de acesso, a descrição dos equipamentos turísticos (meios de hospedagem, serviços de alimentação e de informação turística), descrição do serviço médico emergencial e da infraestrutura básica, além da instituição do Plano Diretor de Turismo e do Conselho Municipal de Turismo.
Ao longo dos últimos dois anos, o município buscou cumprir as exigências burocráticas e apresentou a documentação para o trâmite na Assembleia Legislativa.
CIDADE LEGAL E EMENDAS PARLAMENTARES
As autoridades de Arapeí também se encontraram na Alesp com o deputado Delegado Bruno Lima (PSL).
Outros compromissos na agenda da comitiva arapeiense na capital paulista ocorreram em duas Secretarias de Estado. Na de Esportes, para se inteirar sobre a nova sistemática na apresentação de projetos implementado pelo governo Doria, e na de Habitação. "Pedimos a aceleração no processo de regularização dos terrenos do bairro Campo Alegre, através do Programa Cidade Legal", declarou o presidente da Câmara, Max Goleiro, que classificou como altamente positivo os encontros com os deputados.
No mesmo sentido, o vereador Fião, mais votado em Arapeí nas duas últimas eleições, destacou a importância da mobilização conjunta do staff do prefeito e dos vereadores em temas relevantes para a população de Arapeí. "O dia ontem foi muito produtivo, com reuniões tratando de assuntos muito importantes. Assim, o pessoal em São Paulo vê que em Arapeí o trabalho de acompanhamento das ações na capital pelas autoridades locais será constante. Com isso, a tendência é as conquistas acontecerem de verdade", declarou.