Entrando em seu 3º ano de realizações culturais, o Projeto O Som da Bocaina, da AMOVALE, traz neste sábado (12/01), um recital com a harpista Vanja Ferreira.
A apresentação única, com entrada livre, será às 20h30 no Solar Aguiar Valim, centro de Bananal.
Carioca, Vanja Ferreira é considerada uma das mais atuantes e destacadas harpistas brasileiras. Chegou a solista da OSN (Orquestra Sinfônica Nacional) com especial dedicação à música de câmara, solos com orquestras e recitais.
Ela é Mestre em Música pela UNIRIO e Graduada em Harpa pela Escola de Música da UFRJ. Nos anos 80, foi primeira harpista da Orquestra Sinfônica da UFRJ e a primeira harpista-solista da Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro.
Ela é Mestre em Música pela UNIRIO e Graduada em Harpa pela Escola de Música da UFRJ. Nos anos 80, foi primeira harpista da Orquestra Sinfônica da UFRJ e a primeira harpista-solista da Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro.
Em 2000 desenvolveu um projeto próprio denominado "Harpa para Todos" na Baixada Fluminense e interior do estado do Rio, onde apresentava recitais didáticos em igrejas de diferentes credos.
Desde 2002 é incentivadora da construção de harpas célticas no país visando expandir a musicalização do instrumento junto ao público infantil, trabalhando com crianças a partir dos 6 anos de idade.
Com esse intuito de expansão da harpa, organizou em 2005 no Rio de Janeiro a mostra especial "Maio de Harpas". No ano seguinte, pelo projeto "Música no Museu", foi organizadora e coordenadora artística do I Festival Internacional de Harpas do Rio de Janeiro - RIO HARP FEST. Igualmente, em 2009, esteve à frente do I Encontro Nacional de Harpistas realizado no Festival de Música de Santa Catarina. Naquele estado, desde 2010, coordena a CONHARPA - Conferência Internacional e Concurso Latino Americano de Harpas.
Harpista solista, recitalista e camerista, Vanja Ferreira já percorreu vários municípios do Sul ao Nordeste e Centro Oeste do Brasil.
Como solista, atuou junto à Orquestra Sinfônica do Recife (PE), Orquestra Rio Camerata (RJ), Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Mato Grosso (MT), Orquestra Jovem Brasileira de Música (RJ) e Orquestra de Cordas de Volta Redonda (RJ), com a qual se apresentou na Sala Cecília Meirelles. Em turnê pelo Estado do Rio de Janeiro, acompanhou o Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis, com a obra A Ceremony of Carols.
Além de harpista solista, recitalista e camerista, Vanja Ferreira atua na música popular, tendo tocado com diversos artistas brasileiros e estrangeiros em shows e gravações de estúdio.
Pela rádio MEC FM, participou dos programas "Salas de Concerto", "Música e Músicos do Brasil" e "Caderno de Música", dentre outros.