‘Ideias para ensinar plantando’ integra projeto ‘O poder das plantas da minha comunidade’, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas - IPT
Uma iniciativa do Centro de Tecnologia de Recursos Florestais do Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT, que foi iniciado em 2017, poderá contribuir para que professores do ensino fundamental e médio aproveitem de forma mais ampla o ambiente externo das escolas no processo de aprendizagem dos alunos.
O guia de atividades extracurriculares ‘Ideias para ensinar plantando’ é a terceira e última parte do projeto ‘O Poder das Plantas da Minha Comunidade’, que inclui uma série de oficinas participativas para alunos do ensino fundamental do CEU Três Pontes, na capital paulista, e a produção de um vídeo que documentou as atividades realizadas pelos profissionais e pelos estudantes na instituição de ensino.
Segundo a coordenadora da publicação, a pesquisadora Giuliana Del Nero Velasco, do Laboratório de Árvores, Madeiras e Móveis, o guia foi elaborado com o objetivo de compartilhar o resultado da experiência no CEU Três Pontes.
“Sugerimos ideias para que os profissionais da área da educação percebam o quanto é prazeroso e importante usar as áreas externas da escola como laboratório de ensino, mudando a paisagem e usando espaços muitas vezes ociosos. Foi nítida a transformação nos alunos da instituição que perceberam suas habilidades e capacidade de contribuir com essas mudanças”, diz Giuliana.
As atividades do projeto consistiram em oficinas participativas e práticas abordando técnicas de jardinagem e temas relacionados às áreas verdes da escola e da comunidade do entorno. Essas atividades são apresentadas no guia para inspirar educadores a saírem das salas de aula.
“A ideia é enxergar oportunidades de experimentar conceitos relacionados a diversas disciplinas escolares na prática e abordar questões sobre cidadania e conscientização da comunidade escolar”, completa Caroline Almeida Souza, pesquisadora da Seção de Sustentabilidade de Recursos Florestais e gerente do projeto.
A publicação traz quinze atividades como sugestão para os professores lançarem mão durante as aulas: elas envolvem a apresentação dos benefícios das plantas aos alunos, a partir da premissa de ‘conhecer para valorizar e preservar’, a demonstração das ferramentas para as atividades de manuseio do solo, o preparo de substratos, o plantio por semeadura e a manutenção de hortas e jardins, entre outros.
Clique na imagem ao lado, da capa do guia, para baixar gratuitamente o material ou veja pelo conteúdo abaixo.